quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Discriminação

Sabemos perfeitamente que existem as mais diversas formas de discriminação, embora no meu ponto de vista todos devemos ser tratados da mesma forma independentemente da raça, religião, sexo, grupo étario ou estrato social.

Com o passar dos tempos algumas destas formas de discriminação foram-se tornando cada vez menos frequentes.

Não consigo entender como em alguns países pessoas negras não podiam andar no mesmo autocarro, não podiam frequentar os mesmos estabelecimentos…que as pessoas brancas. Na verdade, estes comportamentos já não se verificam na maior parte dos países, mas muito há ainda a fazer.

No que se refere à discriminação de sexo continuamos a verificar que as mulheres têm muito menos oportunidade, por exemplo, de emprego, que os homens. Será que as mulheres são menos inteligentes, menos dinâmicas que os homens? No que respeita a isso a opinião é só uma: - Não! Portanto não se consegue entender qual a razão de existirem tão poucas mulheres em certos postos de emprego.

Relativamente à discriminação social acho que continua a ser algo que vimos todos os dias em todos os locais. É muito complicado quando, por exemplo, vimos numa escola professores, funcionários e alunos a tratarem de um forma diferente um aluno que pertence a um estrato social inferior.

Portanto, chegamos à conclusão que no que se refere à discriminação muita coisa já se alterou mas há ainda muito a fazer para conseguir uma sociedade melhor e justa.

Rita Silva, 9ºC

Sem comentários: