Banda desenhada





















Relatório da Elaboração de uma Banda Desenhada
10 de Junho de 2011            

No dia 10 de Junho de 2011, comecei a realizar o último trabalho no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa: a Banda Desenhada. O objetivo desta atividade era construir, no mínimo, uma página de banda desenhada, partindo de uma das histórias lidas durante o ano.
A primeira coisa que fiz foi consultar os documentos que a professora nos deu e ler alguns apontamentos que eu tirei durante a aula. Depois, fui consultar os textos que tínhamos estudado durante o ano e escolhi a “Estrela” porque me lembrei-me que existia um excerto muito bom nesta narrativa para representar em banda desenhada. De seguida, escolhi um dos sites que a professora recomendou para realizar banda desenhada (http://www.toondoo.com/) e pus as mãos à obra. No início estava a correr um pouco mal, pois não percebia muito bem como funcionava o site que tinha escolhido. Porém, fui descobrindo como é que ele funcionava e em pouco tempo já era uma “profissional”!
Comecei por criar a igreja que aparece na minha B.D. e depois as personagens deste excerto. Esta parte foi muito engraçada porque foi a partir daqui que comecei a fazer as vinhetas. As 4ª, 8ª e 9ª vinhetas foram as que me deram mais trabalho porque têm muitas personagens. As 5ª, 6ª e 7ª foram as mais fáceis, porque tive apenas que copiar das vinhetas anteriores e fazer pequenas modificações. As três últimas vinhetas foram as que eu mais gostei de fazer porque têm fundos diferentes das outras vinhetas e assim foi mais divertido. O que não gostei nada deste site é o facto de não existir o botão para retroceder e, quando me enganava, tinha que fazer tudo de novo e isso era muito chato. Terminei esta atividade no dia 19 de Junho de 2011.
Gostei imenso de realizar a minha banda desenhada por duas razões: gosto muito de banda desenhada e acho muito divertido pudermos fazer a nossa própria B.D.. Por outro lado, admito que, quando já estava a acabar o meu trabalho, estava a começar a ser fatigante, pois fazer banda desenhada não é como fazer uma sandes. Quando utilizamos sites para fazermos bandas desenhadas, temos que colocar as imagens no sítio certo, pôr umas maiores, outras mais pequenas, colocar umas à frente, outras atrás, enfim… Dá mesmo muito trabalho, mas, no final, valeu a pena porque aprendi a fazer B.D. através do computador e nunca o tinha feito antes.
Concluindo, cumpri o objetivo deste trabalho. Na minha opinião, fui muito criativa e original e penso que a informação que coloquei na minha banda desenhada está correta e adequada ao tema.


Inês Filipa Pacheco Cordeiro, 7ªAno








Relatório da Elaboração de uma Banda Desenhada

18 Junho de 2011         

No dia 18 de Junho de 2011,  realizei, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, uma banda desenhada com o objetivo de ficar a saber um pouco mais sobre esta e como a criar.
Para saber qual a parte do texto que ia realizar em banda desenhada, li os textos que a professora propôs e escolhi o (A Estrela de Virgílio Ferreira) que me parecia ficar melhor em banda desenhada e que era mais interessante.
O início da elaboração da banda-desenhada foi um pouco complicado, pois não sabia funcionar com o site Toondoo. No entanto, acabei por aprender e tudo se foi tornando mais fácil. Ao princípio também achei o site Toondoo um pouco complicado porque estava em inglês.
Acho que o site Toondoo devia permitir que colocássemos mais vinhetas, pois, no mínimo, só dão quatro, por isso, tive que realizar duas bandas desenhadas (uma com quatro vinhetas e outra com duas). Uma banda desenhada é a continuação da outra. Ao juntá-las as imagens sofreram algumas alterações, por isso juntamente com o trabalho final estão presentes as duas bandas desenhadas, só para o caso de não se conseguir ler o texto. (http://www.toondoo.com/Search.toon?searchfield=MARGARIDA17&searchFrom=toon)
Os objetivos foram cumpridos e julgo que os resultados obtidos sejam satisfatórios. 
Margarida Pinheiro, 7ºAno

Comentários

Mensagens populares