terça-feira, 15 de novembro de 2011

Descrever


Pretende-se que descrevam as duas imagens, observando, registando as características, ordenando os dados, estruturando o texto, por forma a podermos identificar em cada uma das descrições os seguintes elementos:
  • o que se descreve;
  • o plano da descrição;
  • as características do que descrevem;
  • expressividade na descrição;
  • dinamismo ou estatismo;
  • subjetividade;
  • ligação entre o real e o imaginário.
Devem recorrer ao material de apoio disponibilizado, na aula, para elaborarem o trabalho.








ANÁLISE DA ATIVIDADE

A proposta foi feita a duas turmas do 8º Ano (42 alunos) tendo-lhes sido dada a hipótese de escolha quanto ao suporte como entregariam o trabalho: em suporte papel, oito dias após a proposta feita, em sala de aula, ou respondendo pela caixa de comentários deste poste, até ao prazo limite de 12 dias. 

No total, houve 19 participações.  Quinze foram apresentadas na caixa de comentários. 


16 comentários:

Anónimo disse...

A doce, pequena e magra rapariguinha estava sempre a sorrir. Aquele sorriso quase espontâneo e brilhante que sobressaia no rosto reluzente da menina era o seu maior bem. Um rosto notavelmente suave, encantador e majestoso. Por falar em majestoso, ainda mais que o seu rosto era o seu cabelo! Os seus longos e loiros cabelos faziam lembrar as estrelas, pois a luz refletia-se neles.
As flores, o que poderei dizer sobre elas… A delicadeza como a miúda pegava nelas com o seu jeito, deixava-me completamente sem palavras. As flores transmitiam-lhe um ar de inocência e de pureza, mais do que ela já era (talvez seja por este facto que ela trazia sempre algumas flores consigo).
As suas roupas eram alegres e pomposas como um dia de sol durante o inverno. Ela preferia as cores que transmitiam felicidade e, na realidade, assentavam-lhe que nem uma luva! Resumindo, tudo o que ela usava contrastava com o seu corpo. Um corpo de criança, é verdade, mas isso não implica que a pessoa não seja elegante. Sem sombra de dúvida que elegância não lhe faltava e juntamente com os seus gestos e feições, tudo naquela garota parecia encaixar na perfeição. Deve ser por isso que todos lhe chamavam de “puzzle perfeito”.

__________________________________


A água das chuvas do inverno passeava no rio que balançava com a aragem que se fazia sentir. Quem também andava de baloiço era a relva miúda e bem cheirosa. Os ramos finos e elegantes das árvores dançavam ao som da brisa refrescante sem nunca perderem o seu esplendor. Só as rochas e rochinhas ficavam quietas a observar aquele espetáculo de movimento e de cores naquele vale.
A verdura que existia neste pequeno mundo deixava qualquer personagem boquiaberta. E as histórias que os peixes nos contavam sobre o fundo do rio eram incríveis! As borboletas voavam de ramo em ramo até ao cimo da montanha que se podia encontrar no fundo do vale. De lá, traziam mais brilho para este maravilhoso lugar no meio do nada.
As formas robustas daquela paisagem eram incríveis, perfeitas para se passar um belo dia a apreciar aqueles locais. Todos diziam que ali existia magia devido aos seus contrastes de cores, luzes e reflexos vindos do oriente. Todos desejavam viver ali ou observar aquela bela terra para sempre! Era uma paisagem que prendia as pessoas com o seu encanto e de certeza que ela nunca será esquecida.


Inês Cordeiro
8ºB
Nº8

Anónimo disse...

Paisagem

Uma bela paisagem está perante os meus olhos. Grandes e misteriosas montanhas estão a tapar o branco céu. As árvores são altas e estão quase a sobrepor a luz do dia enquanto que o líquido transparente azulado está a escorrer a uma favorável velocidade. A relva é um elemento da paisagem que lhe dá uma certa perfeição. Consegue-se imaginar o ar puro da montanha como o ar que conseguimos suavizar ao tirar a cabeça pela janela.


Menina

Esta menina parece ser alta e provavelmente estava a brincar. É ruiva com cabelos compridos. A sua boca é grande e os seus olhos não podemos descreve-lhes a cor mas podemos compará-los com os olhos de um japonês! Esta vestida com roupas de inverno.



Elena Tepordei 8ºA

Anónimo disse...

Quando olho para a imagem 1, não sei porque, mas fico mais tranquila, calma, pode ser porque gosto de imagens desse género, ou porque faz-me lembrar o lugar onde cresci. Essa água límpida que escorre lentamente perto dos relvados, as arvores inclinadas para a água e as montanhas vistas ao longe. E até imagino que se eu olhar para o lado posso ver um pastorzinho debaixo de uma árvore rodeado pelo rebanho.

Não gosto muito da imagem 2. A menina até parece ser simpática mas não gosto nem do fundo que é simplesmente branco nem do estilo de roupa que usa. Não me agrada nem esse modelo (as riscas e muito largo) nem as cores, que são muito secas, vazias e não me dão felicidade visual apesar de estar presente o verde, que é uma cor de que gosto imenso, a menina sorridente e umas flores muito giras. Mas, todos têm gostos diferentes!

Viktoriya Vashchynska 8ºA Nº23

Anónimo disse...

Na primeira imagem podemos dizer que uma paisagem, pois tem tudo para o ser , as árvores verdes e castanhas, as ervas ao pé do rio a montanha no fundo e ate se observamos muito atentamente podemos ver uma flores nas plantas. A sua agua e com um espelho a refletir a sua imagem , as árvores são tão parecidas com o outono. Com isto tudo a imagem e media e a sua largura também , tem poucas cores mas mesmo assim também chama muito a atenção. Esta imagem e como se estivéssemos a fazer um piquenique e um ambiente tão calmo e as cores são relaxantes e na
Na outra imagem podemos ver uma menina alegre, onde vemos que essa menina esta muito bem agasalhada com o casaco, o lenço, o gorro , e com a sua luva que só tem numa mão, com as flores na sua mão onde não tem luva , e tem uma mala que esta cheia de flores, A sua alegria e com o sol de primavera, os seus cabelos ruivos são com uma flor.
A imagem onde esta representada e grande e a largura também e tem muitas cores que da muita alegria ao desenho.
Podemos atribuir esta menina a qualquer pessoa no inverno que vai a apanhar flores, e que uma bola do seu gorro saltasse e ela não desse por isso com tanta alegria que esta.
Esta menina faz me viajar no tempo e parecer na minha infância em que ia apanhar flores mais a minha mãe a um campo e vinha tão feliz que se perdesse alguma coisa nem dava por ela com tanta felicidade que estava.

Susana Martins 8b

Anónimo disse...

Imagem da floresta:

O que eu observo nesta imagem não é mais do que uma paisagem natural, não explorada pelo Homem, como o rio que desce a montanha longínqua a alta velocidade.
Nas suas extremidades posso encontrar vegetação verde e forte, livre de crescer, com pinheiros que são abanados pela força do vento frio de inverno.
Mas para dentro, bem dentro do rio há algo desconhecido e maravilhoso, uma espécie nunca antes vista, a que o nome se dá, os garrãs.
São uma espécie de mistura de gafanhoto com rã.



Imagem da menina:

Deve ser inverno, ou carnaval, não sei bem, só sei que na sua ara de menina do primeiro ciclo, há uma alegria e excitação enorme na qual está vestida com uma "roupa maluca".
Aparenta ter uma camisola por cima de camisola, e um casaco por cima de um casaco, uma mão com luva outra sem, calças a condizer com o cabelo, e os sapatos nem imagino...!
Ou se não está apenas a tirar uma foto, daquelas que se tiram na escola para depois ser colocada no livro de ponto.
É uma coisa ou outra, não sei bem, só sei que algo de maravilhoso lhe aconteceu.


Afonso Marques / turma 8ºB

Mariana Nunes disse...

floresta:
Na imagem que representa a floresta, podemos observar características naturais, sem algum tipo de intervenção do homem. O que podemos focar na imagem são aspectos belos como: a vasta vegetação, o decorrer do rio e a grandiosa e sublime montanha que se encontra num plano mais central porém, em profundidade. Ao observarmos a imagem transmite-nos uma sensação de tranquilidade, pureza, liberdade...
Quando observamos o rio, temos a sensação da força que demonstra a natureza, o poder das águas transparentes, que se iluminam através dos raios de sol. A vasta e alta vegetação que ocupa um vasto território, que parece que une o rio ao cume da montanha. A montanha através de uma analise visual, parece que toca no céu, o que transmite que a natureza encarrega-se de atingir os níveis mais altos que pode existir. Quanto aos contrastes de cor e forma, será importante retratar o relevo existente, os contrastes de luz presentes( que verifiquei no decurso do rio), a utilização da perspectiva como fundamento principal da constituição da paisagem. os contrastes na tonalidade da vegetação, nomeadamente as árvores junto ao rio em comparação com a montanha e até mesmo as sombras das árvores.

Menina:
A menina é de estatura e altura médias. O seu rosto é alongado, a sua pele é de tonalidade clara, os seus lábios são grossos e marcantes, as suas tranças são grandes e contornam a sua bela expressão facial, expressão facial essa que é evidentemente alegre e divertida; a sua constituição física não muito evidente pois,com as suas vestes não é possível fazer uma analise fiel à sua constituição física; As vestes que a menina utiliza são bastantes coloridas, podemos destacar as seguintes cores: vermelho, verde, roxo, azul, cinza, entre outras.. que nos indicam que a estação em que a menina se encontra que é o inverno pois, está a utilizar roupa "quente" e um cachecol e também é importante destacar o design diferente da sua mala.

Mariana Nunes 8ºB 13

Anónimo disse...

A imagem da natureza mostra os verdadeiros encantos naturais e é muito bela.
Distinguem-se facilmente dois planos. No primeiro estão as árvores e as verduras de um verde escuro que parece ser de excelente qualidade para os animais comerem e o rio que apresenta ser limpo é tão azul como um oceano. Mais para o fundo (em segundo plano) observamos umas montanhas negras tão altas como arranha-céus.
A fotografia transmite sensações de movimento: A água do rio parece estar a correr, mas não muito rapidamente. No entanto, também transmite ausência de movimento: As plantas e as árvores não parecem ser “idosas”, melhor dizendo, não estão inclinadas, o que aconteceria se houvesse vento.
Não existe contraste, não existe elevada diversidade de cores e as mais visíveis são o verde e o azul e as formas de todos os objetos estão representadas com grande rigor.
Ao ver esta imagem sinto tranquilidade e paz, porque a natureza acalma-me.
Posso concluir também que o local da imagem seria um bom habitat para vários animais, devido à existência de muita verdura e de água.
A menina é de estatura média. Tem um sorriso de orelha a orelha, a sua expressão facial dá a entender que está alegre e os seus olhos estão fechados. As suas roupas são tão coloridas como um arco-íris e a menina está muito agasalhada, digo isto porque tem luvas, gorro, cachecol... A moça tem duas tranças e o cabelo ruivo. Cada trança parece duas cenouras. A menina tem flores penduradas na sua malinha e está a segurar um ramo na mão.
Toda a imagem é formada por muitas cores.

Margarida Pinheiro, 8ºB

Anónimo disse...

1ª imagem:na 1ª imagem observamos uma paisagem da natureza com um rio e vegetação que nos transmite calma e muita sinceridade.

2ª imagem: na 2ª imagem observamos uma menina mascarada de palhaço parece feliz, animada e contente, transmite-nos muita energia e diversão.

Damiana Mateus nº6 8ºA

Anónimo disse...

Vou começar pela "imagem do rio", como eu lhe chamo. Nesta imagem consigo ver uma serra, alta e com bastante vegetação, lá bem ao longe, que contrasta com a clareza do céu. Um pouco mais à frente é possível observar-se algumas árvores, fracas, talvez por ser Inverno, que parecem estar naquele local para esconder os segredos da montanha. Um rio com uma água límpida e azul observa-se em primeiro plano, não dando para ver o fim, que talvez seja num longínquo mar. Esta imagem, na minha opinião, é misteriosa, pois não se sabe o que se esconde atrás da serra, debaixo de água, ou até mesmo nos ramos das árvores. É também uma imagem tranquilizante, pois quando se pensa em serra, normalmente pensa-se em sossego, em paz e em contacto com a natureza.


Na outra imagem, vê-se uma alegre menina (nem que esteja só a sorrir para a câmara, ela parece realmente feliz) vestida com uma roupa um pouco estranha. Tem um chapéu amarelo na sua cabeça repleta de cabelos ruivos. Não consigo perceber se as três bolas (2 vermelhas e 1 azul) fazem parte do chapéu, mas de qualquer das maneiras dão ainda mais cor à imagem. A sua roupa, como já disse atrás, é estranha, e parecida com a de um palhaço. O casaco é amarelo e tem as mangas escuras com alguns pormenores vermelhos. Na zona dos botões existem algumas riscas de várias cores que, para mim, conjugadas não ficam muito bonitas. A menina segura com a mão esquerda, um ramo com poucas flores, cor de laranjas e vermelhas e a mão que está a pegar nesse ramo é dourada, o que me faz pensar que a menina tinha umas "mãos de ouro". O último elemento visível, e talvez aquele que chame mais à atenção, é uma cesta com flores roxas e vermelhas que a menina tem na zona da anca.
Esta imagem transmite-me um pouco de alegria, pois existem muitas cores alegres nesta imagem, mas também me traz algumas dúvidas, tais como: Quem escolheu uma roupa destas para uma fortografia? Porque não tem menos acessórios? São perguntas às quais eu não posso responder, pois se eu pudesse, não me contentaria com a resposta e iria falar com a pessoa responsável por esta fotografia, e dizer-lhe que devia ter mais bom gosto.

Madalena Castro
8ºB Nº9

Anónimo disse...

1.1 (Retrato da menina)
A menina é magra e de estatura média com cerca de 1,50m. Acho que o seu rosto é oval e a sua expressão é alegre. Acho que não tem gestos específicos. Tem um gorro verde, um casaco às riscas pretas, vermelhas, laranjas e azuis, tem umas luvas vermelhas com letras pretas, um cachecol verde, umas calças vermelhas e tem também uma mala com flores lá dentro.



1.2 (Paisagem)
Em geral esta paisagem é bonita, tranquila e talvez reservada. Dá-nos a sensação que água do rio está em movimento. A sensação visual que me transmite é uma sensação de paz e tranquilidade. As cores e os contrastes são muito bem definidos e as formas também.

Vanessa 8ºB

Leonor Ferreira 8ºA disse...

1ª Imagem - É uma paisagem de beleza rara… Transmite calma e, de certa forma, parece saído de um livro de histórias para crianças… Trata-se de um espaço composto por um grande número de elementos, todos eles indispensáveis… No centro, um rio… Um rio que corre… Não sabemos ao certo qual o seu destino… Um rio calmo, límpido e claro, faz lembrar uma pérola, uma pérola líquida, tão bela, tão enquadrada, tão importante, tão valiosa. À volta, conseguimos ver vegetação rasteira, plantinhas verde, que, molhadas tantas vezes pela água se vêem obrigadas a abraçarem-se umas às outras, bem juntinhas, para se protegerem… Além delas, também vemos algumas árvores, com grande número de folhas, verdes e em tons acastanhados, altas e rodeadas por pequenas plantas. De certa forma, são parecidas às estátuas, tanto tempo no mesmo local, a olhar, ouvir e saber tudo o que se passa por ali… E lá ao fundo, já quase em segundo plano, uma montanha. Conseguimos ver que é alta e imponente. Provavelmente é ela quem manda ali! Impõe respeito mas também desperta a curiosidade dos que a rodeiam. Misteriosa e repleta de segredos… Além de todas estas coisas, vemos ainda o céu… Claro, quase branco, observa tudo e todos, mas a ele, a ele ninguém o vê por dentro, só vêm a máscara que coloca conforme o seu humor e disposição!
2ª Imagem - Uma rapariga de ar traquinas, com grandes parecenças á Pipi das Meias Altas. Parece feliz, bastante feliz na realidade, com um sorriso inocente. Decerto, parece uma criança realizada e de bem com a vida. De cara redonda, sorriso aberto e nariz pequeno, a menina tem o cabelo ruivo e muito comprido, dividido em duas grandes tranças… Veste um casaco grosso, preto, com riscas vermelhas e alguns desenhos pequeninos… Aliás, tem também uns botões castanhos e grandes que ela usa abotoados. Usa um gorro e um cachecol a combinar, de uma amarelo esverdeado, se bem que o gorro apresenta algumas bolinhas em tons de azul e vermelho a enfeitar. Apenas tem colocada uma luva vermelha com algumas coisas escritas a preto, provavelmente para marcar a diferença em relação às outras pessoas. Na mala que tem à tiracolo, ás riscas brancas e vermelhas, tem umas flores pequeninas roxas… Além disso, numa das mãos tem um raminho de flores parecidas às que tem na mala, mas em tons de vermelho.

Anónimo disse...

1ª Imagem- A primeira imagem, descreve uma paisagem natural. Uma das características da imagem nº1 é a maneira como a água corre, a vegetação verde que apresenta...

2ª Imagem- A segunda imagem, lembra-me a quadra natalícia devido , a quantidade de roupa com que a menina esta vestida, e as cores da sua roupa. Esta imagem descreve a felicidade que todos temos na quadra natalícia...

Maria Baptista
8ºA Nº19

Anónimo disse...

A imagem 1 descreve uma floresta onde passa um rio.
A floresta que por óbvio que seja é constituído por árvores.Essas árvores fazem-nos lembrar o pinheiro, o carvalho etc...Como o rio passa ao pé da floresta encontramos imensas plantas como arbustos e plantas daninhas.
Por último, o rio obriga-nos a reparar na sua água cristalina, como se não tivesse passa do por aí nenhum Homem que a tivesse danificado.


Finalmente, na imagem 2 está representada uma menina sorridente, que para mim não transmite nenhum sentimento.A cor vibrante do seu cabelo faz com se destaca nas roupas, que por estas são vermelhas.Por último a sua mala às ricas vermelhas e brancas carrega flores de vários tipos que por este momento não consigo mencionar.


António Carvalho nº2 8ºA

Anónimo disse...

Figura 1

Se esta paisagem teria outras cores, quereria eu visitá-la? Ela é dominada por harmonia entre o verde e o azul. O rio com a sua cor pura, permite-nos entrar num estado de calma interior, esquecem-se os problemas e as preocupações. As árvores, por sua vez, completam este lindo desenho da Natureza. Evidentemente que o Homem aqui não tocou. Não teve coragem!
Se eu fosse uma sereia viveria ali, contaria canções para quebrar o silêncio um pouco assustador desta floresta. Mas eu sou apenas uma pessoa, os meus olhos não permitem ver todas as maravilhas deste lugar. Por outro lado a outra visão dada ao Homem é a imaginação, se lhe dermos asas ela não tem limites.

Figura 2

Que linda é esta rapariga, e o principal elemento da sua beleza é a alegria. É inocente e infantil a sua alegria, e não interessa o motivo, pois pode-se rir sem qualquer razão. É lindo! Se eu pudesse dar-lhe um nome chamaria-a Larissa, pois este significa "cheia de alegria". As suas roupas coloridas destacam muito o seu estado de espírito muito positivo, e o seu cabelo parece que ficou desta cor mesmo quando o sorriso chegou às orelhas.

Valentyna Myronets 8ºA

Anónimo disse...

É uma imagem que nos dá a conhecer a beleza da natureza.Vemos um rio,um rio límpido,não sabemos qual a sua direção só sabemos que corre muito rápido acompanhando o vento e os peixes que lá encontram o seu habitat.Vemos também muita vegetação,nomeadamente: árvores e relva.As árvores,maioritariamente castanhas e verdes, abanam com o vento como se fossem penas.A relva,muito verde, demonstra o seu brilho através do contato com o sol. Ao fundo,ainda conseguimos vislumbrar montanhas que estão cobertas por grandes árvores.




Vemos uma menina feliz,com um grande sorriso patente na sua cara.Tem grandes cabelos ruivos e encaracolados,divididos em tranças, que brilham como o sol.Ela usa roupas muito coloridas,usa cores que fazem lembrar a Primavera.Tem um grande casaco preto com riscas vermelhas e com desenhos pequenos. Usa um cachecol verde,à semelhança do gorro que tem a mesma cor,mas este tem duas bolas vermelhas e uma roxa. Na sua mão direita está calçada uma luva vermelha com números em inscritos a preto enquanto a sua mão direita segura um ramo de flores muitos pequenas e avermelhadas. Tem também uma malinha a tiracolo, branca com riscas vermelhas e tem lá dentro flores, semelhantes às que segura na mão esquerda, mas em tons de roxo.

Gonçalo Marques
Nº11 - 8ºA

Arquivo disse...

Muito obrigada pela Vossa participação.

Em sala de aula, falaremos sobre os trabalhos.

Já agora:

Que tal foi a experiência?

Difícil?

Fizeram o trabalho diretamente na caixa de comentários ou escreveram noutro sítio antes?

Será de continuar a usar?

--------------------

Rosalina Simão Nunes