Olha, vou aí passar o fim de semana...

Imaginem que recebiam uma carta de um amigo a informar-Vos que iria passar convosco o próximo fim de semana, na vossa casa. Portanto, fazendo-se convidado e já com uma lista interminável de atividades para fazerem juntos. 

Pois bem, na terceira semana do 2º Período, portanto, a 5ª proposta de escrita semanal do 8º Ano (turmas A e B), era precisamente essa a sugestão: escrever uma carta a um(a) amigo(a) (carta informal), informando-o(a) de que iria passar com ele(a) um fim de semana, sugerindo-lhe atividades para fazerem juntos.

Vejamos alguns das cartas:



Olá Raquel!
Estás boa?
Eu estou muito bem! Estou a escrever-te para te dar uma grande novidade… No próximo fim-de-semana vou ai! Estou tão entusiasmada…
                Há tantas coisas giras que acho que podíamos fazer… A Meteorologia dá temperaturas relativamente altas para o próximo fim-de-semana… Além de dar sol para sábado. Por isso mesmo, acho que podíamos aproveitar para fazer algumas coisas ao ar livre. Adoro aquele parque, perto do centro de Torres Vedras, e acho que seria giro irmos lá. Fazer o quê? Bem, pensei num passeio a pé ou de bicicleta… Tendo em conta que gostas tanto de o fazer tanto como eu…
                Pensei também num jogo de ténis… Se gostares de o fazer, claro. Nesse sentido, teríamos de encontrar outro desporto que agradasse a ambas… Futebol? Basquetebol? Deixo-te escolher o que mais te agradar…
                Sei também que está em exibição no teatro uma peça muito gira sobre França, que eu gostaria de ver, chamada “França em 5 dias”. Na realidade, é um musical, razão pela qual estou bastante interessada nele. Além de que, tal como te disse na última carta que te enviei, vou a França este ano, numa viagem cultural…
                Também poderíamos ir ao cinema, andar de patins (porque sei que também tens uns!), visitar aquele novo restaurante de Sushi no Centro…
                Concluindo: não tenho mais ideias, por isso, fico à espera da tua resposta…
                Com saudades e com muitos beijinhos:

                Leonor Ferreira


Lourinhã, 10 de janeiro de 2012

Olá amigo,
Então, como é que isso vai? Venho fazer-te, neste adorável e perfeito dia, nem mais nem menos, uma pquena prosposta!
Neste fim-de-semana, estava a pensar em  passar pela tua casa. Já não nos vemos há imenso tempo e eu gostava mesmo de voltar aos velhos tempos! Vamos divertir-nos “à grande e à francesa”! Cheguei à conclusão que não estamos a ligar nenhuma à crinça que está dentro de nós! Temos de aproveitar a vida. Dizem que não é muito longa. Assim, decidi que devíamos ir fazer um piquenique e o teu jardim é o sítio ideal para isso! Com aquele aroma fresquíssimo das flores e aquele ar puro podia viver ali. Podemos ver um filme, encontrei um espalhado pelo quarto também que eve ser um máximo, mas não me apeteceu vê-lo sozinha, parece assustador! Lembras-te quando fui à Moldávia e o boi da minha vizinha começou a correr atrás de nós? Que drenalina mas, ao mesmo tempo, estava a pairar imenso medo pelo ar. Foi divertido, por isso, acho que devíamos repetir, mas, em vez do boi, temos o teu irmão que o pode substituir, não há problema! Sem ofensa! (Não há muitas diferenças, pensando bem, há uma, o teu irmão tem neurónios, agora o boi não sei se tem). Por todas estas razões decidi que devíamos comer uma daqueles mega lanches que a tua mãe prepara! Espera por mim!

 Elena Tepordei





Lourinhã, 21 de dezembro de 2050
Caro amigo, Guilherme
Em primeiro lugar, espero que recebas esta carta, pois se não a receberes, o teu fim de semana vai ser muito diferente!
Sabes, já não nos vemos há tanto tempo, isto é, vivemos tão longe um do outro!
Vão ser raras as vezes que nos vamos ver.
E se eu para o próximo fim de semana fosse a tua casa para nos divertimos, como fazíamos antigamente?
Aí, as coisas são tão diferentes, as pessoas têm outra forma de viver, outro tipo de casa, de tecnologias e de…
Podíamos fazer tanta coisa que eu aqui não posso fazer.
Em primeiro lugar, andar de carro voador, jogar na playstation em 6D e usar aqueles óculos de que me falaste, em que nós os colocamos na cara e passado dois ou 3 segundos entramos num sonho tão real. Ai,ai, tão boa que a vida deve ser por Marte!   
De seguida, podíamos ir jogar para o campo polivalente, que, se bem me lembro, se ainda existir, há anos atrás ficava suspenso no ar, e em que, se a bola saísse da vedação, tinha-se de agarrar nos nossos jet-packs e voar até apanha-la.
Aqui, no planeta terra, não temos nadinha dessas “coisas” todas xpto.
Ai,ai, bons tempos que foram, e espero revivê-los já no próximo fim de semana.

Um grande abraço do teu melhor amigo, 
Afonso Leal Marques 



Lourinhã, 11 de Janeiro de 2012

Olá, Alexandre!

Estou a escrever-te para saber se está tudo bem contigo, mas também para te falar sobre um assunto que já tinhas abordado.
Em primeiro lugar, lembras-te daquele convite que me fizeste, já há algum tempo, para eu ir passar um fim de semana a tua casa? Nessa altura eu recusei-o porque andava extremamente ocupada, mas pensei que podia aceitá-lo agora. Ainda que, neste momento, possas ser tu a recusá-lo, espero que não o faças, pois esta altura do ano não costuma ser complicada. Se aceitares o meu convite, iremos divertirmo-nos bastante e sugiro que façamos muitas atividades, tais como: andar de bicicleta, ver televisão, jogar às cartas, fazer guerra de almofadas, ouvir música, dançar e passear na praia da tua localidade. Relativamente a irmos para a piscina da tua casa (como sugeriste na carta anterior) receio que não seja possível, pois como sabes está muito frio.
                É claro que vais ter de falar com os teus pais, mas eu estava a pensar em ir passar o próximo fim de semana a tua casa. Espero que gostes da ideia.

                Montes de beijinhos e abraços,
                               Madalena

Madalena Castro





Loures, 20 de Junho de 2012
Olá, amiga
Na verdade, quando leres esta carta já estarei a caminho da tua casa…
Espero que não te importes mas levo comigo uma amiga. Ela é bastante simpática e muito divertida! Decidi ir ter contigo aí, ao Havai, para fazermos a minha despedida de solteira, e porque ainda não te visitei desde que te foste embora, além disso tenho muita curiosidade em saber como é esse paraíso, porque ainda só vi panfletos. LOL. Eu e a minha amiga vamos passar aí o fim-de-semana.
Em primeiro lugar, quero saber novidades. Como vais quanto aos namorados?; Que tens feito? ; Como vão as coisas? …  
Em segundo lugar, espero que nos faças uma visita guiada por aí. Sabes bem que eu nunca aí fui, por isso é óbvio que te espero no aeroporto.
Por último, quero muita diversão!!!
Até já,
Margarida Almeida


Atlanta, 21 de Março de 2016
            Olá, amiga!
            Está tudo bem, aí, em Nova Iorque? Espero bem que sim, porque, no próximo sábado, vou a tua casa para passar contigo o fim de semana! Certamente que não te importas que a Margarida, o Jaden, o Justin e o Christian também apareçam aí. Agora deves estar a pensar porque é que vamos todos ter contigo, mas, olha lá, achas mesmo que nós íamos esquecer o teu aniversário?! És a minha melhor amiga, Vanessa, e quero festejar contigo, ao máximo, o teu 18º aniversário!
            É claro que vamos fazer muitas coisas, enquanto estivermos na tua casa. Como só devemos chegar aí, no sábado, por volta das três da tarde, em primeiro lugar, podemos contar o que se passou em 2015, pois só nos vimos duas vezes ou três! A seguir, vamos para a tua piscina. A propósito da piscina, tu estavas a arranjá-la, não era? Deve estar muito gira. Como fazes anos, no domingo, ficamos acordados e fazemos uma direta! Para não adormecermos, vamos ver um filme chamada “Karate Kid” que é muito divertido. Também podemos jogar algum jogo, por exemplo, o verdade ou consequência. Durante o resto do dia, vamos cantar Karaoke e o Justin deu-me a ideia de irmos jogar bowling na nova secção da tua casa!
            Gostava de ficar contigo mais tempo mas tu sabes que não posso… Enfim, tenho a certeza que esta fim de semana vai ser o máximo!
            Beijinhos!

P.S. Esqueci-me de te dizer que temos um presente para ti. Vais adorar!


Inês Cordeiro


Lourinhã, 9 de Janeiro de 2012

Olá Pedro! 
Está tudo bem contigo? Bem, comigo está tudo ótimo, no entanto, estou a morrer de saudades tuas. Desta forma, sugiro ficar em tua casa este fim de semana.
            Contudo, sei que deves estar a pensar que a minha mãe não deixa, mas eu já falei com ela e acabou por concordar.
            Tenho tantas novidades para te contar e preguiça de as escrever que nem imaginas… Por isso, podíamos passar a noite de sábado para domingo a conversar e a ouvir música.
            No sábado poderíamos ir àquele parque, perto da tua casa, andar de patins. Sabe tão bem sentir o vento na cara e, por momentos, sentir que estamos a deslizar, quase a voar. Depois da maravilhosa tarde de patinagem, encomendávamos uma pizza. Sim, eu sei que tem que ser de queijo e fiambre como tu adoras!
            Mais tarde, poderíamos jogar algum jogo, ver um filme ou até mesmo fazer uma guerra de almofadas. É claro que quem vai ganhar sou eu.
            Seria divertido se, no domingo à tarde, fôssemos passear à praia. Caminhar junto ao mar, correr e fazer aquelas brincadeiras parvas que tornam cada momento mais divertido e especial.
            Não me vou esquecer de levar algumas coisas que vais gostar, como, por exemplo: o filme AVATAR e o CD dos Paramore.
            Concluindo, vai ser um fim de semana inesquecível.
            Beijinhos da Margarida.

P.S.: Como está a Estrela?

Margarida Pinheiro





Comentários

Olá!
Pela 1ª vez espreitei este blog e fiquei encantada. Parabéns aos alunos e à professora Rosalina.

Beijinhos
Prof. Margarida Tomaz
Arquivo disse…
Muito obrigada pelas suas palavras, Margarida. :)

E agradeço, claro, em meu nome e no dos alunos que motivam e enriquecem este espaço.

Eles são a alma.

Bj
Rosalina Simão Nunes

Mensagens populares