quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A poluição


Na quarta proposta de escrita semanal, os alunos do 7ºAno (turmas A e B) tinham de redigir um artigo para um jornal escolar, alertando para a necessidade de defesa das florestas e de todos os espaços verdes.

Vejamos alguns dos textos:





A Importância dos Espaços Verdes / Proteção do Ambiente

Hoje em dia, tem-se vindo a concluir que cada vez Há menos espaços verdes, mais lixo produzido pelo homem, mais incêndios em matas… Claro que têm de existir culpados, mas eu acho que todos temos a culpa destes acontecimentos. Por exemplo, eu quero fazer uma casa para isso vou ter de destruir o pinhal da minha zona, porque é aÍ que eu quero fazer a minha casa.

Mas será que nós não entendemos que estamos a matar o nosso planeta?

Na verdade, entendemos, mas simplesmente ignoramos isso.

Todos devíamos pensar nas coisas antes de as fazer, simples atos que podem valer muito como não mandar lixo para o chão… Naturalmente, preferimos faze-lo antes de ir pô-lo no caixote do lixo que está a um metro de distância.

Para concluir este artigo digo: plantem mais árvores e reciclem o vosso lixo, salvem o que é vosso por direito antes que seja tarde de mais!
Carolina Bonifácio



Já repararam como está o ambiente?
Hoje em dia, as pesoas atiram lixo para o chão, não se importam com o mal que estão a fazer a si próprias, ao seu próprio mundo, porém já existem empresas de recolha de lixo e atividades de sensiblização quanto ao ambiente.
Daqui a uns tempos, com a poluição, será difícil respirar...
Nós conseguimos ajudar em muitas coisas, por exemplo:
Em vez de pôr as garrafas de água, os vidros e o cartão no lixo comum, podemos pô-los nos ecopontos, logo aí estamos a dar uma grande ajuda.
O ambiente poluído não é uma forma de viver, se todos ajudarmos, vamos conseguir fazer uma grande diferença.
Nós conseguimos tornar o nosso mundo num sítio melhor onde podemos conviver, brincar e acima de tudo ser feliz com o que nos rodeia e com um ambiente saudável para todos.
O futuro do nosso mundo está nas mãos de cada um de nós.
Madalena Carvalho





Um planeta melhor
Num planeta cada vez mais poluída e com menos espaços verdes, torna-se evidente a necessidade de tomar medidas.
Hoje em dia, cada vez há mais atentados à floresta, como incêndios e cortes de árvores em grande quantidade, mas também há cada vez mais poluição sonora e de gases poluentes entre outros.
Por isso, acho que devo avisar-vos que é melhor tomar medidas agora, antes que seja tarde demais!
As minhas propostas são: aumentar a vigilância nas florestas; avisar as pessoas para reciclarem mais o papel, para que não precisem de ser arrancadas tantas árvores; fazer-mos uma manifestação para que façam mais espaços verdes; avisar as pessoas para andarem menos de carro e por último, fazer campanhas de sensibilização.
São gestos tão simples de fazer, porque não começar já?
Vamos todos ajudar para que o mundo seja mais verde e podermos ficar com mais espaços onde possamos brincar.


Filipa Silva

Como todos nós sabemos, o planeta Terra cada vez está mais poluído.

    Vim por este meio informar, (pois à quem não saiba, ou quem não ligue), que temos de cada vez mais preservar as florestas e os espaços verdes.

    Estes são bastantes importantes para todos nós. São eles os “pulmões” do mundo. Eles fazem com que as pessoas tenham um ambiente mais saudável, pois muitos dos espaços verdes, principalmente nas cidades, retêm o dióxido de carbono fazendo que este se transforme em oxigénio, formando assim a fotossíntese!

    Atualmente há muitos incêndios florestais, por isso está na altura de pararmos isto, pois somos nós os “adultos de amanhã”! Será que me pode ajudar a travar isto? Não bem a mim, mas à Natureza e ao planeta Terra!

    Mas é óbvio que para pararmos isto temos que fazer algo, por vezes coisas tão simples, mas que nós não nos importamos. Basta não atirar lixo para o chão, proteger as árvores e os animais nela habitam, entres outras…

    Além disso,  você também desfrutar destes ambientes, fazendo exercício neles ou até mesmo descansar!
    Então, vamos lutar por um mundo melhor! 

Cíntia Simões


Olá, eu escrevi este texto para chamar a atenção às pessoas sobre a proteção das florestas e espaços verdes

Hoje em dia, as pessoas pouco se preocupam com as florestas e espaços verdes. Por exemplo, aqui há tempos eu vi um senhor a fazer um piquenique numa floresta, e até aí tudo bem, mas é então que eu vi-o a atirar os guardanapos sujos para o chão , e, como se isso não bastasse, pegou num saco de plástico com lâmpadas lá dentro e mandou-o de qualquer maneira! Será que há pessoas com uma mentalidade tão “tacanha” que não sabem que aquilo pode provocar um incêndio? Bem, parece que sim!
Agora queria lançar um desafio a todas as pessoas.
Em primeiro lugar queria que todos tentassem não deitar lixo para o chão das florestas, espaços verdes ou qualquer outro sítio.
Em seguida, queria que espalhassem a notícia por todas as pessoas (familiares, amigos, pessoas que vejam a “magoar” as florestas e espaços verdes) de que se ajudarem, as florestas e a Mãe Natureza agradecem.
Para concluir o meu artigo quero fazer uma pergunta simples com uma resposta simples que muitas pessoas ignoram:
Será que é assim tão difícil proteger as florestas e os espaços verdes?
Acho que todos nós sabemos a resposta a essa pergunta!
Francisco Marques

A poluição

Hoje vou falar-vos de um assunto que, acho ser muito importante e que diz respeito a todos nós. A poluição de florestas e espaços verdes.

A poluição consiste em destruir por qualquer forma o ambiente em que nos encontramos.

Hoje em dia, temos vindo a assistir a um aumento progressivo da destruição do nosso planeta.

Será que todos nós imaginamos as consequências do simples ato de deixar abandonada uma garrafa de vidro, um espelho, um cigarro acesso ou um simples pedaço de papel?

Perante tal situação, temos de estimular procedimentos que contrariem as calamidades que isso pode provocar.

Mesmo sabendo ao que podem levar todos estes maus hábitos, há ainda, infelizmente, muitas pessoas que devido a sua inércia, falta de responsabilidade, de civilidade, de educação e de respeito pelos outros e pela natureza continuam a praticar estes atos.

É urgente chamá-los a razão! É preciso criar meios para que a conservação da natureza não seja posta em causa e para que seja feita conscientemente por todos nós.

Muito já se fez para contrariar os efeitos da poluição, contudo muito há ainda por fazer!

Mas que mais podemos nós fazer para proteger o nosso planeta?

Poderemos poluir menos, plantar mais árvores, andar mais de transportes públicos…  

Há muitas coisas que podemos fazer. E essas coisas só dependem de nós.

Carlota Pina


Sem comentários: