sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A violência no futebol


A proposta que a seguir publicamos foi feita a partir do seguinte plano:



Foi um trabalho desenvolvido nas turmas do 7º Ano (A e B).


A violência no futebol

Quando falamos em futebol, vêem-nos vários pensamentos à cabeça: a violência, a corrupção, árbitros,etc.
E várias perguntas também, como: Porque existe corrupção no futebol?; Porque existem claques violentas?; Como acabar com os problemas no futebol?; entre outras.
Com este texto, pretendo esclarecer e/ou dar a minha opinião, sobre este tipo de pensamentos e perguntas. O futebol tem muitas outras coisas para, além dos jogos... Como, os treinos intensivos, a equipa técnica, o dinheiro em que está envolvido, etc. Mas não vamos entrar em pormenores, pois quero apenas falar sobre a violência deste desporto.
A violência é despertada por uma série de acções, começando nas derrotas das equipas, pois os jogadores ficam irritados, os treinadores também e ainda os adeptos, descarregando todas as culpas no árbitro e na equipa adversária(acusando-a de corrupção). Outra razão para a violência, é a disputa de lugares e posições, nos campeonatos (nacionais, internacionais,etc), pois os jogadores estão, com mais pressão e mais tensos e transmitem isso aos adeptos, provocando muitas vezes confusões tanto de jogador para jogador como, de claque para claque.
                A última situação que acho importante referir é a de algumas pessoas levarem demasiado a sério o futebol. O futebol é apenas um desporto e é assim que deve ser “interpretado”.          
                Acho que a resolução do todos os problemas não é fácil, mas deixo aqui algumas sugestões para tentar ajudar a combater a violência do futebol.
                As minhas sugestões são: melhorar a aplicação das regras do futebol e se necessário, criar mais algumas regras com fundamento, castigar seriamente os culpados da corrupção, forçar a segurança nos jogos, deixar de existir tanto de dinheiro envolvido no futebol, forçar também as campanhas contra a violência no futebol e começar a apostar em outros desportos.
Joana Silva




Sem comentários: