"Ler, lazer e aprender" / 2º Período (2011/12) - Ponto da situação

Cá estamos, novamente, a fazer o balanço de outro período com o projeto "Ler, lazer e aprender". Desta vez, damos a conhecer parte das informações que constam das referências que ficam em cada uma das atas e que funcionam como relatórios parciais do projeto.

Tempo de leitura autónoma e silenciosa (média de 15 min. de leitura por dia, numa disciplina)

7ºA - 8 horas;
7ºB - 5 horas e 15 min.;
8ºA - 7 horas;
8ºB - 9 horas e quarenta e cinco minutos.


Professores e turmas envolvidos*
7ºA - 7 professores;
7ºB - 4 professores;
8ºA - 5 professores;
8ºB - 11 professores.


*Refira-se que, neste post,  apenas se faz apenas às turmas e professores em que a professora responsável por este blog lecciona. O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" é realizado praticamente em todas as turmas do Agrupamento, no 2º e 3º Ciclos.

Tempo para apresentação de leituras 

Cada aluno tem um máximo de dois minutos para apresentar as suas leituras. A marcação do dia da apresentação é sempre feita oito dias antes, portanto, os alunos têm, no mínimo, uma semana para preparar a sua apresentação.  Em média, por turma, foram usadas, durante o 2º Período, cerca de duas horas para as apresentações, divididas em três sessões. Na apresentação, além de identificarem o livro, resumirem o assunto e lerem, justificadamente, um excerto, os alunos devem fazer-se acompanhar de um slide com os elementos identificadores da sua apresentação. No 8º Ano, sugeriu-se que pudessem também apresentar, em substituição do slide ou como complemento da apresentação, um filme de promoção do livro.

Passaportes de leitura

Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim.

Mostramos a seguir alguns dos passaportes apresentados neste 2º período:
7ºA 

7ºB
8ºB
Afonso Marques
Ana Silva
Fátima Joaquim
Inês Cordeiro
Madalena Castro
Margarida Pinheiro
Nadine Santos
Sílvia Alves
Vanessa Brito
Soraia Costa

Slides das apresentações

Durante as apresentações das leituras que fizeram, os alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, construído por eles próprios, com as informações essenciais sobre o livro que apresentam. A criatividade e originalidade são valorizadas. 



Filmes de promoção dos livros lidos

Durante as apresentações das leituras que fizeram, alguns alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, outros construíram um filme de promoção do livro que apresentavam.
Vejamos alguns exemplos:

Afonso Marques, 8ºB 

Hugo Sena, 8ºB

Madalena Castro, 8ºB

  Margarida Almeida, 8ºB

Inês Cordeiro, 8ºB



Micaela Dias, 8ºB




Marcadores

Propôs-se aos alunos que, para cada livro que lessem, fizessem um marcador, usando, de preferência, materiais recicláveis. A atividade era facultativa, ainda assim, foram muitos os alunos que participaram. Semanalmente formos publicando, neste espaço, os marcadores. Juntamos a este relatório / ponta da situação, também, este aspeto.















Clicar aqui para ver a exposição virtual com os marcadores todos.


"Convidámos... À conversa com"

O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" tem-se mantido fiel à sua estrutura essencial que é, na prática, a possibilidade dos alunos desenvolverem a competência da leitura de forma autónoma, todos os dias, numa sala de aula. Ainda assim, a par dessa estrutura inicial, é possível, no âmbito das aulas de Língua Portuguesa, sugerir variadíssimas atividades que promovam e desenvolvem a literacia.

No 2º Período, considerámos estarem reunidas as condições para propormos aos alunos outras atividades, além das apresentações de leitura, elaboração de slides de identificação e vídeos de promoção. Uma vez que passamos a ter mais 45 minutos semanais, havia espaço para promover outro tipo de atividades. Sugerimos, então, aos alunos que fizessem marcadores, cujo produto final pudemos ver o item anterior, e estimulamos a partilha das leituras em conversas informais. A partir desses momentos estava criada a oportunidade de convidar pessoas que da comunidade escolar viessem à sala de aula falar das suas experiências sobre as leituras.

Desses encontros daremos conta noutros espaços. Aqui ficam os links que remetem para esses sítios:



Em construção...

Comentários

Mensagens populares