sexta-feira, 4 de maio de 2012

Distinguir texto dramático de teatro



Sempre que se estuda o texto dramático e não se vai ao teatro, há objetivos que não se cumprem no estudo desta matéria. O texto dramático é texto de ação e será fundamental que os alunos percebam e vejam essa transformação.
No entanto, e porque na organização de uma Visita de Estudo, neste momento, não há, à partida, a garantia de que os alunos com necessidades económicas tenham o apoio devido, por princípio, e porque não é possível assumir pessoalmente, todas as situações, neste ano letivo, optou-se por não realizar qualquer visita de estudo, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, no que respeita as turmas A e B dos 7º e 8º anos. Ainda assim, seria importante que os alunos pudessem assistir, durante o estudo do texto dramático, à transformação deste em teatro...
Em conversas informais com a Sara Félix, ex-aluna da escola, neste momento a frequentar o 11º na Escola Secundária da Lourinhã, surgiu a proposta de criar dois sketchs: um dirigido ao 7º Ano em que a temática fosse a história do teatro e o outro dirigido ao 8º Ano, onde ficassem patentes as diferenças entre texto dramático e teatro. A Sara aceitou o desafio e com a Andreia Nunes (colega e amiga da Sara) construíram dois guiões com a intenção de lhes virem a dar vida mais tarde. 

O primeiro espetáculo aconteceu já no dia 2 de maio (ver guião aqui), na Biblioteca da Escola Dr. João das Regras. Estiveram presentes, voluntariamente, praticamente todos os alunos do 8º A e 8º B. A Sara e a Andreia conseguiram durante 15 minutos prender a atenção dos alunos que se encontravam presentes.

O objetivo foi cumprido na totalidade.
Muito obrigada, Sara e Andreia!

Rosalina Simão Nunes

------------------------------------------------
PROPOSTA dirigida ao 8ºA e 8ºB
------------------------------------------------


  • O que acharam deste evento?

Deixem a Vossa opinião na caixa de comentários até ao dia 11 de maio.


8 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião, a peça de teatro foi muito interessante e divertido, pois as duas alunas que a interpretaram mostraram boa capacidade de representação.
Considero que foi bastante importante para nós contactar com pessoas que têm facilidade nesta arte, assim como conhecer as diferenças entre o teatro e o texto dramático.

Maria Inês Oliveira
8ºA-Nº18

Anónimo disse...

Após ter feito os apontamentos entre a diferença do texto dramático e o teatro, notei que havia bastantes diferenças.
Nunca tinha assistido a nenhuma atividade assim após ter feito os apontamentos e saber distinguir uma coisa da outra.
Adorei esta atividade, se houver em breve mais alguma eu serei das primeiras pessoas a aceitar.

A Sara e a Andreia têm muito geito para a representação, adorei estão de parabéns meninas.

Sílvia Alves
8ºB

Anónimo disse...

Adorei a explicação das minhas colegas sobre a diferença entre o texto dramático e o teatro. Fiquei com as minhas dúvidas esclarecidas. Achei muito curioso o facto de elas se terem mascarado de pessoas idosas, pois isso deu mais interesse à apresentação delas. Espero que elas continuem a fazer este tipo de atividade porque são realmente muito boas no que fazem!

Inês Cordeiro
8ºB

Anónimo disse...

Achei bastante interessante e divertido a forma como elas falaram e explicaram, ao dramatizar.
Elas cada vez que diziam um nome respeitando ao texto dramático pediam a nossa ajuda para voltar a repetir o que significava, e nós cumpríamos claro, deu também para nos rirmos um bocado o que deu mais qualidade ao trabalho que elas fizeram e que nos pretendiam mostrar o que era realmente o texto dramático. Acho que todos gostámos, e aquelas raparigas têm futuro. Parabéns.

Ana Carolina Nº1 8ºA

Anónimo disse...

Foi um momento em que aprendi e, ao mesmo tempo, me diverti. As diferenças entre o texto dramático e o teatro estavam bem presentes, logo, as minhas expetativas foram superadas pois percebi bem o que se pretendia. Parabéns à Sara e à Andreia. Desempenharam um bom trabalho ;).

Madalena Castro
Nº9 8ºB

Anónimo disse...

Gostei muito de assistir ao teatro que estas alunas fizeram, foi de facto enriquecedor, isto porque aprendemos mais sobre o teatro, o texto dramático e as suas diferenças de uma forma divertida.
Julgo que com esta atividade, mesmo quem não estudar o assunto irá se lembrar do que ouviu e viu no teatro. Portanto, para mim é um bom método de ensino e de chamar a atenção aos alunos.
Parabéns às atrizes, fizeram um ótimo trabalho! Continuem...

Margarida Pinheiro, Nº 10
8ºB

Anónimo disse...

Acho que esta peça de teatro foi muito divertida e prestável. As duas atrizes fizeram grandes papéis e de uma forma divertida ajudaram-nos a compreender melhor a diferença entre texto dramático e teatro.

Ana Silva Nº2 8ºB

Anónimo disse...

Gostei imenso da peça de teatro estava extremamente original, criativa e bastante interessante, pois com ela foi um momento de divertimento inclusivamente com um momento de aprendizagens.
Por sua vez também achei que fosse muito breve, mas estava muito engraçado.
Espero que haja mais uma vez, se houver contem comigo!

Mariana Nunes