Tempo de leitura autónoma e silenciosa (média de 15 min. de leitura por dia, numa disciplina)
8ºB - 3:45 min.;
9ºC - 5 horas;
9ºD - 4 horas.
Professores e turmas envolvidos*
8ºB - 6 professores;
9ºC - 8 professores;
9ºD - 8 professores.
*Refira-se que, neste post, apenas se faz referência às turmas e professores em que a professora responsável por este blog lecciona. O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" é realizado noutras turmas do Agrupamento, no 2º e 3º Ciclos.
Passaportes de leitura
Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim.
Mostramos a seguir alguns dos passaportes apresentados neste 1º período:
Lara Kwan, 8ºB
Inês Almeida, 8ºB
Joana Marques, 8ºB
Ana Silva, 9ºC
Fátima Joaquim, 9ºC
Inês Cordeiro, 9ºC
Madalena Castro, 9ºC
Margarida Pinheiro, 9ºC
Mariana Nunes, 9ºC
Lara Trindade, 9ºD
Mafalda Francisco, 9ºD
Lara Kwan, 8ºB
Inês Almeida, 8ºB
Joana Marques, 8ºB
Ana Silva, 9ºC
Fátima Joaquim, 9ºC
Inês Cordeiro, 9ºC
Madalena Castro, 9ºC
Margarida Pinheiro, 9ºC
Mariana Nunes, 9ºC
Lara Trindade, 9ºD
Mafalda Francisco, 9ºD
Tempo para apresentação de leituras
Cada aluno tem um máximo de dois minutos para apresentar as suas leituras. A marcação do dia da apresentação é sempre feita oito dias antes da primeira semana onde as apresentações ocorrem. Portanto, os alunos têm, no mínimo, uma semana para preparar a sua apresentação. Em média, por turma, são usadas, cerca de duas horas para as apresentações, divididas em três sessões. Na apresentação, além de identificarem o livro, resumirem o assunto e lerem, justificadamente, um excerto, os alunos devem fazer-se acompanhar de um slide com os elementos identificadores da sua apresentação. Sugeriu-se, também, que os alunos possam apresentar, em substituição do slide ou como complemento da apresentação, um filme de promoção do livro.
Slides das apresentações
Durante as apresentações das leituras que fizeram, os alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, construído por eles próprios, com as informações essenciais sobre o livro que apresentaram. A criatividade e originalidade são valorizadas, devendo todos os slides ter, como essenciais as seguintes informações:
- Identificação do livros;
- Excerto que irá ser lido com respetiva indicação da página donde foi transcrito;
- Identificação do/a aluno/a, autor/a a apresentação.
- Identificação do livros;
- Excerto que irá ser lido com respetiva indicação da página donde foi transcrito;
- Identificação do/a aluno/a, autor/a a apresentação.
NOTA: Atualização do post com a publicação dos slides de apresentação e passaportes da leitura no dia 24 de fevereiro de 2013.
Sem comentários:
Enviar um comentário