Imagine que participou numa expedição...

No 2º teste escrito do 9ºC e D, a proposta de escrita era a seguinte:


Imagine que participou numa expedição a um vulcão com uma equipa de cientistas.
Escreva uma carta, bem estruturada, em que relate a um amigo o que aconteceu durante a expedição e onde conte um episódio assustador que também tenha acontecido durante a expedição.
Respeite os aspetos formais de uma carta.
Assine a carta com a expressão: «O teu amigo vulcanólogo» ou «A tua amiga vulcanóloga».

Vejamos a carta da Maria Inês Oliveira (9ºD):


Olá Mara!

Estou a escrever-te esta carta para te contar como foi a minha expedição ao vulcão.
Eu e a minha equipa de cientistas explorámos o vulcão e retirámos amostras das rochas e da lava.
Foi também um pouco assustador, pois enquanto estávamos a fazer a nossa pesquisa, o vulcão libertou alguma lava e nós tivemos que fugir. Felizmente não aconteceu nada, uma vez que conseguimos refugiar-nos numa gruta.
Depois, quando a erupção acabou, voltámos lá para observar e ainda conseguimos tirar algumas fotografias, que eu coloquei num álbum. É uma recordação.
No dia seguinte, fomos ao laboratório de lá, para analisar os materiais que tínhamos conseguido.
Descobrimos que, no passado, existiram ali dinossauros.
Também fizemos várias experiências e analisámos as fotografias.
Ainda não temos resultados nem conclusões muito concretas, pois teremos de voltar para Portugal, para fazermos análises mais precisas.
Espero que esteja tudo bem contigo e quando nos voltarmos a encontrar eu explico-te melhor tudo o que se passou e conto-te todas as novidades.
Gostei muito desta experiência.

Com grandes cumprimentos e saudades que tenho tuas.

A tua amiga vulcanóloga.


Comentários

Mensagens populares