quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Oficina de escrita / 2 (9ºC e D) : Teste intermédio (2012/13)



Realizou-se, hoje, o teste intermédio de Português: Versão 1 / Versão 2.
Podem aceder aqui aos critérios de classificação.

Reflitam sobre a  realização desta prova.
Publiquem a Vossa reflexão até ao dia 24 de fevereiro, na caixa de comentários ou entreguem-na, na sala de aula, no dia 22 de fevereiro.

TÓPICOS DE ORIENTAÇÃO
  • Foi difícil?
  • Sentem que estavam preparados?
  • O teste tinha uma estrutura muito diferente dos testes que costumam fazer? 
  • Como é que se preparam para o teste? 
  • Como controlaram o tempo? 
  • Usaram folha de rascunho?
  • Qual foi o grupo que fizeram com mais facilidade? Porquê?
  • Qual a pergunta mais fácil? E a mais difícil?
  • Que grupo demorou mais tempo?
  • O que fizeram, quando não conseguiram responder logo a uma questão?
  • Outros aspetos.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Caso não queiram que seja publicado, devem referir esse aspeto no vosso comentário.

16 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião, o teste intermédio não foi difícil, pois, fizemos vários minitestes de gramática que nos prepararam bem, para além de que a estrutura dos testes normais que fazemos em sala de aula é muito semelhante à do teste intermédio.
Eu, para me preparar, fiz o resumo de toda a matéria que ia sair e exercícios para praticar.
Usei a folha de rascunho no grupo III.
Não fiz nenhum grupo em particular com mais facilidade, mas algumas perguntas do grupo I e II eram complexas. Para mim as mais fáceis foram as de escolha múltipla.
Considero que foi o grupo II que fiz em menos tempo, pois os outros eram mais trabalhosos, tendo o grupo I várias perguntas de desenvolvimento.
Quando não consegui responder logo a uma questão, passei para as seguintes e no fim voltei atrás.
Neste dia senti-me nervosa, mas, apesar de não saber o resultado, penso que correu bem.

Maria Inês Oliveira
9ºD – Nº20

Anónimo disse...

Na minha opinião o teste intermédio não foi muito difícil. Após ter estudado cerca de 4 horas para este teste, achava que estava preparada para fazer o teste.
Este teste não era muito diferente daqueles que eu faço desde do 7ºano. A minha professora sempre tentou utilizar estrutura para quando nós chegássemos a esta prova não estarmos à nora.
Para este teste intermédio, estudei pelo caderno do aluno, fiz exercícios sobre todas as matérias e passei toda a matéria para um caderno.
Durante o teste tinha um relógio em cima da mesa e tentei que quando tocasse para os segundos 45 minutos já estivesse a acabar a gramática. Para dedicar 45 minutos só à escrita, foi a orientação dada pela professora de Língua Portuguesa.
Foi-nos fornecida uma folha de rascunho. Utilizei-a para escrever o nº de palavras e algumas locuções conjuncionais.
O Grupo em que me senti melhor foi no Grupo II ou seja o da gramática, deu-me a sensação que o Grupo I tinha algumas rasteiras, enquanto na gramática não tanto.
A pergunta que achei que foi mais difícil neste teste intermédio foi aquela de escrever as locuções, e ao mesmo tempo a pergunta mais fácil foi aquela de dizer a voz passiva da frase apresentada.
De todos os grupos o que demorei mais tempo a fazer foi mesmo o Grupo I, ou seja, a compreensão do texto.
Houve pelo menos 2 perguntas que deixei por fazer e para não estar a perder tempo passei à frente e no fim, fi-las.
Foi uma sensação estranha estava tão calma! Isto não é normal em mim.

Sílvia Alves 9ºC

Anónimo disse...

Realizou-se no dia 7 de Fevereiro 2013, o teste intermédio de português não foi assim bastante fácil, mas também não foi algo de muito difícil.
Sentia que estava preparada mas tinha algum receio de alguma coisa que corre-se mal, o teste tinha a mesma estrutura dos testes normais só por dizer que não existia o texto c.
Preparei através de resumos e também algumas fichas sobre algumas matérias, controlei o meu tempo para cada umas partes do teste.
Não usei a folha de rascunho não senti necessidade a utilizar. Fiz com maior facilidade o grupo da gramática porque, achei mais fácil e era o grupo em que acho que estava melhor preparada.
A pergunta mais fácil foi a primeira do grupo dois, e a mais difícil foi a pergunta nove do texto b. O grupo em que demorei mais tempo foi o um.
Quando não conseguia responder á questão passava à frente, e depois então voltava atrás novamente pois por vezes surgiu mais ideias.


Liliana Oliveira * 9ºD

Anónimo disse...

Com base no teste intermédio de português feito na passada quinta-feira tenho a dizer que foi razoavelmente fácil pois a estrutura apresentada era basicamente a que nos já estávamos habituados dos testes comuns de português, de fato, acho que este teste se tornou ainda mais fácil do que os falados. Embora um pouco grande, na minha opinião acho que as perguntas estavam estruturadas para que o tempo dado fosse suficiente, por isso ainda tive tempo para rever algumas questões; contudo demorei mais tempo no Grupo I, parte B, pois as perguntas eram de desenvolvimento e acho que foi também aí que senti mais dificuldade e deixei algumas em branco que acabei por fazer depois.
Não houve nenhuma pergunta em concreto que considerasse fácil, tal como mais difícil, mas o grupo que fiz com mais facilidade foi o Grupo III, porque surgiu-me logo a inspiração.
Senti que estava moderadamente preparada mas muito nervosa. Estudei domingo à noite e segunda, terça e quarta depois das aulas, por isso não tive um tempo satisfatório de estudo e não consegui resumir muitas matérias. Admito que não espero uma nota muito alta…


Mafalda Francisco
Nº18 9ºD

Anónimo disse...

Uma nova experiência

Bem para começar tenho a dizer que para este 1º teste intermédio não correu bem nem mal, eu fi-lo normalmente e como é óbvio vou acertas umas coisas e errar outras, mas o teste até foi “normal”
A sensação que eu tive quando recebi aquele teste e vi “GAVE” tenho de confessar que assusta um bocado mas não é preciso tanto, apenas relaxar e fazer normalmente, basicamente é um teste como os outros, mas um bocado com mais rigor em certas coisas!
Eu pessoalmente achei que estava preparada, pois preparei-me uns tempos antes já tinha começado a fazer resumos, estudar e resolver outros testes, este teste não foi muito diferente dos que fiz em sala de aula …
O que faço sempre é controlar o tempo e foi ai que comecei a ficar mais nervosa, ver o tempo a passar, para dizer a verdade fiz este teste mais rápido dos que faço em sala de aula, e não usei folha de rascunho!
Achei o texto B um bocado complicado tinha vocabulário esquisito que é mesmo assim, (foi o grupo onde demorei mais tempo) … e tive alguma dificuldade como é óbvio na compreensão das perguntas relativas a esse texto, mas claro respondi na mesma, bem ou mal mas estão feitas.
O grupo que fiz com mais facilidade acho que foi a gramática … pois foi o que estudei mais!
Quando não respondo logo a uma pergunta quase entro em stress mas para não estar a demorar mais tempo passo á seguinte e no fim volto a essa pergunta mais calma …
Gostei desta experiência, agora só espero ter boa nota! ihihih
Ana Carolina Ferreira 9ºD Nº1

Anónimo disse...

Na minha opinião, o teste intermédio não foi difícil porque a estrutura dos testes que costumava fazer era muito semelhante,por isso já estava preparada.
Para o teste,pratiquei os exercícios da gramática que iam aparecer e também,estudei os vários tipos de textos que sairiam.
Para controlar melhor o tempo,levei o meu relógio e reparti o tempo pelas várias partes do teste,conseguindo assim fazer tudo e não utilizando a folha de rascunho.
No entanto houve um grupo que fiz com mais dificuldade,porque eram perguntas de desenvolvimento que para mim,são as que perco mais tempo.
As perguntas mais fácil foi as de escolhas múltipla e as mais difíceis foram as de compreensão do texto.
Quando não consegui responder logo a uma questão,passei logo à seguinte pergunta e deixei-a para o final.

Cristiana Alexandre Nº4 9ºC

Anónimo disse...

Quando estudo para os testes de Português, leio a matéria e realizo exercícios sobre a mesma. O Teste Intermédio não foi exceção e utilizei o mesmo método de estudo, desta vez, com uma novidade: a realização das provas intermédias anteriores. Deste modo, fiquei a saber toda a matéria necessária e senti-me verdadeiramente preparada para a realização desta prova.

A estrutura do Teste Intermédio era idêntica à dos testes que costumamos fazer, pois a única diferença entre eles era o facto da prova intermédia não possuir a Parte C do Grupo I. Como já estava habituada àquele tipo de estrutura, não achei o teste muito difícil. Além disso, os textos eram fáceis de interpretar, os conteúdos de gramática já tinham sido bem trabalhados nas nossas aulas e a proposta de escrita tinha um tema interessante.

O grupo que resolvi com menor dificuldade foi o Grupo II (o funcionamento da língua), porque os exercícios deste grupo eram idênticos aos do material de apoio que a professora nos disponibilizou e aos dos Testes Intermédios dos anos anteriores.

Na minha opinião, a pergunta 1 do Grupo II foi a mais fácil, isto porque era necessário conjugar os verbos entre parênteses no tempo que fosse mais conveniente, ou seja, era uma pergunta de senso comum. Achei a pergunta 8 do Grupo I a mais difícil, pois não sabia como transmitir por palavras o facto da pergunta feita pelo médico no último parágrafo do texto da Parte B corresponder a uma mudança de “pista”.

Fui controlando o tempo com o auxílio do meu relógio e tentei realizar o teste de maneira a ter, no mínimo, 30 minutos para a realização do Grupo III (a escrita). A minha estratégia resultou, pois, quando faltava aproximadamente meia hora para o final da prova, comecei a realizar a última parte da mesma. O grupo que demorei mais tempo a realizar foi o Grupo I, porque era necessário ler 2 textos, escrever respostas completas e era o grupo que tinha maior número de perguntas. Para não perder muito tempo, se não sabia responder a alguma questão, passava-a à frente e, quando terminei o Grupo III, voltava a lê-la e dava a minha resposta final.

Não utilizei a minha folha de rascunho, no entanto, sempre que precisei de fazer algum apontamento, escrevi-o no enunciado.

O Teste Intermédio correu-me bastante bem e espero obter um bom resultado!

Inês Cordeiro (9ºC)

Anónimo disse...

Eu achei o teste intermédio fácil.
Estava bem preparada pois, estudei através de apontamentos, e também pelo livro de gramatica.
Achei que a estrutura do teste não era muito diferente, dos testes que a professora faz.
O grupo que achei mas fácil, foi o grupo l, porque era mais de questão múltipla. A pregunta que eu achei mas difícil foi a 9 da parte B, e a mais fácil foi a 1 da parte A.
O grupo que eu achei mais demorado foi a pate B pois era de compreensão escrita.
Quando eu não conseguia responder logo a uma pregunta, passava logo para as outras para não perder tempo, e quando tivesse terminado o resto das outras preguntas voltava a traz para responder as que tinha deixado para traz. Controlei o tempo pelo relógio.
Eu usei folha de rascunho quando tinha alguma dificuldade em escrever uma palavra mais difícil.

Sara Costa 9ºD Nº25

Anónimo disse...

Para mim o teste intermédio penso que não foi difícil , com os teste que a professora faz penso que estava preparado , a estrutura do teste foi igual as do testes que a professora faz.
Eu para o teste intermédio fiz uns resumos e estudando-os , eu usei a folha de teste mas não devia ter feito , já que depois não tive tempo de passard tudo para o teste intermédio. O grupo que me correu melhor foi a gramática na minha opinião porque foi a que fiz mais rápido e não tive de pensar muito as resposta vinham sozinhas , o grupo que demorou mais tempo foi a compreensão do texto porque tinha muito desenvolvimento , quando não consegui responder li outra vez a pergunta.

Diogo Henriques 9ºD

Anónimo disse...

O Teste Intermédio de Português, na minha opinião, teve um grau de dificuldade menor do que o dos testes realizados em aula. Penso também que a sua estrutura foi muito semelhante à dos testes de avaliação habituais. A única diferença foi a inexistência do Texto C.

De modo a me preparar para este teste, li toda a matéria dada até ao momento (do Estudo da Gramática), tal como faço para todas as outras provas. Talvez por não ter estudado a parte das funções sintáticas, esse tenha sido o exercício mais difícil, mas apesar disso apenas tive duas alíneas incorretas.

Quando não tinha a certeza do que responder a uma pergunta, passava à frente, tomando nota no enunciado de quais eram os tópicos que tinham de ser referidos (no caso do grupo I). Fiz alguns exercícios do grupo II no enunciado, de modo a não me “esquecer” da matéria. Já no grupo III, comecei a escrever o meu texto na folha de rascunho, mas decidi não o acabar nesta folha, pois o tempo começou a esgotar-se.

O grupo I foi o que me tomou mais tempo, porque era o que possuía itens que necessitavam uma resposta mais longa.

Como já é hábito, usei o meu relógio para poder ter a noção de quanto tempo faltava em função das perguntas que me faltavam responder. Talvez com mais sucesso neste momento de avaliação do que nos outros, o tempo acabou e eu já tinha revisto tudo o que necessitava.


Madalena Castro 9ºC

Anónimo disse...

Reflexão sobre o Teste Intermédio

Na minha opinião, acho que o teste intermédio até não era muito difícil em comparação com os dos outros anos, para mim a parte mais complicada do teste foi a parte final a escrita.
Em reflexão, penso que todos estávamos preparados porque a estrutura do teste intermédio é idêntica á estrutura que fazemos nas aulas.
Agora, falando de mim, o tempo do teste eram noventa minutos, controlei o meu tempo de forma organizada em três partes quarenta minutos para a compreensão de texto vinte minutos para a gramática e trinta minutos para a composição, e também não usei folha de rascunho para passar o texto porque se perde muito tempo.
Dos grupos com mais facilidade penso que foi a gramática que mais se adequou, porque todos os exercícios que saíram na prova tinham sido revidos em sala de aula.
Em relação, ás perguntas mais fáceis e mais difíceis penso que a pergunta mais fácil foi na parte da compreensão e a pergunta mais difícil foi na parte da compreensão, demorei bastante tempo na interpretação de texto em relação á gramática e á escrita.
Quando não consegui responder á questão passei á frente e fiz o que sabia e se sobrasse algum tempo quando acabasse o teste voltava a trás com atenção e resolver essa questão.

Ricardo Gomes nº24 9ºD

Anónimo disse...

Na minha opinião, o teste intermédio de português, realizado no passado dia 7 de fevereiro de 2013, não foi difícil visto que tinha uma estrutura bastante semelhante à dos testes que costumamos fazer. Na verdade até achei a compreensão do texto mais fácil do que o habitual. Contudo, senti que poderia estar melhor preparada, principalmente quanto à gramática (Grupo II) pois foi onde senti mais dificuldade. Para a realização deste teste, preparei-me como se fosse para um “teste normal”, isto é, revi os exercícios elaborados, li os meus apontamentos e a matéria e dei uma “vista de olhos” aos testes intermédios elaborados nos anos anteriores.
Deste modo, o grupo que fiz com mais facilidade foi o Grupo I, porque os textos eram de fácil interpretação bem como as suas perguntas que eram, em grande parte, de escolha múltipla. No entanto, foi neste grupo em que demorei mais tempo (um pouco mais de 45 minutos) como já tinha previsto. Assim, controlei o tempo de forma a ter aproximadamente 10 minutos para a realização do Funcionamento da Língua (Grupo II) e, pelo menos, 15 minutos para a elaboração do Grupo III. Para não perder tempo, sempre que não conseguia responder logo a uma questão passava-a à frente e só no fim é que a voltava a ler (quantas vezes fossem necessárias) até a compreender. Pelo mesmo motivo não usei folha de rascunho.
Concluindo, de todo o teste achei mais fácil a pergunta 2 do Grupo I e mais difícil a pergunta 9, também do Grupo I.

Margarida Pinheiro, 9ºC

Anónimo disse...

Foi no dia 7 de Fevereiro que começou a marota de testes intermédios para o 9ºano. O primeiro foi logo o de Português, não o achei difícil comparado com o teste de ano anterior.
Não me sentia nada nervosa, sentia-me preparada e acho que também me facilitou o facto da estrutura do teste intermédio ser muito semelhante aos testes que costumo fazer a português.
Quando me preparei, não foi nada demais, nada de diferente, era comos e fosse um teste normal até porque português é uma disciplina em que se sabe ou não sabe. Para saber o que sei hoje não me posso esquecer do que aprendi no 7º ano e até mesmo no 1º ciclo.
Utilizei a folha de rascunho para escrever as minhas ideias para o texto que tinha de escrever e para fazer alguns apontamentos de gramática.
O grupo que fiz com mais facilidade penso que foi o Grupo I. A pergunta que achei mais fácil foi a 1.4. da parte A do Grupo I e a mais difícil o exercício 4 da gramática (grupo II). Tive alguma dificuldade em arranjar um texto que se enquadrasse com o tema que me era pedido, para grande espanto meu não sabia o que escrever.
O grupo que demorei mais tempo a fazer foi sem dúvida o Grupo I, não achei as perguntas difíceis mas sim trabalhosas. Senti que tinha muito para escrever em cada uma delas para ficarem completas. Até porque quase no final da prova quando estava a terminar o Grupo III tive de pedir outra folha de respostas ao professor, porque não tinha mais espaço onde escrever.
Inicialmente tive dúvidas em algumas perguntas no Grupo I mas passei logo à frente deixando essas questões por responder mais tarde. Não podia perder tempo ainda tinha muito que escrever.
Saí da prova contente porque me correu bem, só espero que a minha nota corresponda às minhas expectativas.
Damiana Mateus 9ºD

Anónimo disse...

No passado dia 7 de Fevereiro fiz o intermédio de português, e digamos que não me correu como esperava, mas para ser franca também não estudei muito…
Em relação à preparação para fazer o teste foi boa pois, já estou habituada aquele tipo de estrutura. Para este intermédio o meu método de estudo, foi basicamente à volta de ler os apontamentos que tinha feito para a disciplina. Quanto ao tempo tentei distribui-lo como faço nos testes (25 minutos para a compreensão; normalmente 10 a 15 minutos para o texto C, mas como não houve pus esse tempo a mais para a compreensão visto que era a parte mais trabalhosa e difícil na minha opinião; 15 a 20 minutos para a gramatica, e cerca de 20/25 minutos para elaborar o texto). Utilizei folha de rascunho para fazer um rascunho da composição. O grupo que fiz com mais facilidade foi o da escrita; é o que tenho sentido mais facilidade em fazer nos últimos testes também. O grupo que demorou mais tempo foi o da compreensão de texto. Quando não sei o que responder a uma questão tento sempre passar à frente e voltar a fazê-la mais tarde, foi o que fiz neste intermédio.
Catarina Baptista nº5 9ºD

Anónimo disse...

O Teste Intermédio de Português não foi tão difícil como esperava que fosse. Ao realiza-lo senti que estava razoavelmente preparada para realizar o mesmo, pois já estava habituada ao tipo de estrutura que o teste intermédio apresentava e também tinha estudado pelos apontamentos que havia realizado. Durante o teste não controlei o tempo o que fez com que não usasse a folha de rascunho que nos foi dada.
O grupo que fiz com maior facilidade foi a compreensão do texto apesar de ser o grupo que tinha mais exercícios para serem realizados, sendo o grupo em que demorei mais tempo.
Ao não conseguir a uma pergunta passei para a seguinte, pois não podia demorar muito tempo.

Mariana Baptista Nº21 9ºD

Anónimo disse...

Na minha opinião o teste intermédio de Português de 2013 ocorreu dentro do esperado. Durante o teste eu senti-me preparado.
Para mim o teste era parecido com os que costumo fzer este ano, mas não dos anos anteriores.
Ao longo do ano, estudei e fiz todos os trabalhos propostos pela professora e pesquisei.

André Agostinho nº2 9ºD
Durante o teste a professora que estava na minha sala, foi-nos avisando do tempo que faltava.
Não, usei folha de rascunho porque se a tivesse usado não tinha tido tempo para passar as composições.
O grupo que me demorou mais a fazer foi o primeiro grupo.
Quando eu não consegui responder logo a uma pergunta eu passei à pergunta seguinte e no final voltei às que tinha passado.
O teste correu-me satisfatóriamente.