"Ler, lazer e aprender" / 2º Período (2012/13) - Ponto da situação*
Tempo de leitura autónoma e silenciosa (média de 15 min. de leitura por dia, numa disciplina)
8ºB - 4:30 min.;
9ºC - 6:15 min.;
9ºD - 5:00 horas.
Professores e turmas envolvidos*
8ºB - 6 professores;
9ºC - 8 professores;
9ºD - 8 professores.
Passaportes de leitura
Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim.
8ºB - 4:30 min.;
9ºC - 6:15 min.;
9ºD - 5:00 horas.
Professores e turmas envolvidos*
8ºB - 6 professores;
9ºC - 8 professores;
9ºD - 8 professores.
Os alunos têm de apresentar, no final de cada período, um passaporte da leitura, onde registam o título do livro, autor, editora, número de páginas e datas de início da leitura e fim.
Foram atualizados:
8ºB - 9 passaportes;
9ºC - 12 passaportes;
9ºD - 12 passaportes.
9ºC - 12 passaportes;
9ºD - 12 passaportes.
Mostramos a seguir alguns dos passaportes apresentados neste 2º período:
Maria Carolina Matos, 8ºB
Joana Marques, 8ºB
Maria Carolina Matos, 8ºB
Joana Marques, 8ºB
Monalisa Barros, 8ºB
Fátima Joaquim, 9ºC
Inês Cordeiro, 9ºC
Viktoriya Vashchynska, 9ºC
Leonor Ferreira, 9ºD
Margarida Pinheiro, 9ºC
Mariana Nunes, 9ºC
Ana Carolina Ferreira, 9ºD
Fátima Joaquim, 9ºC
Inês Cordeiro, 9ºC
Viktoriya Vashchynska, 9ºC
Leonor Ferreira, 9ºD
Margarida Pinheiro, 9ºC
Mariana Nunes, 9ºC
Ana Carolina Ferreira, 9ºD
Tempo para apresentação de leituras
Slides das apresentações
Durante as apresentações das leituras que fizeram, os alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, construído por eles próprios, com as informações essenciais sobre o livro que apresentaram. A criatividade e originalidade são valorizadas, devendo todos os slides ter, como elementos essenciais, as seguintes informações:
- Identificação do livros;
- Excerto que irá ser lido com respetiva indicação da página donde foi transcrito;
- Identificação do/a aluno/a, autor/a a apresentação.
Para visionar podem também clicar aqui.
Cada aluno tem um máximo de dois minutos para apresentar as suas leituras. A marcação do dia da apresentação é sempre feita oito dias antes da primeira semana onde as apresentações ocorrem. Portanto, os alunos têm, no mínimo, uma semana para preparar a sua apresentação. Em média, por turma, são usadas, cerca de duas horas para as apresentações, divididas em três sessões. Na apresentação, além de identificarem o livro, resumirem o assunto e lerem, justificadamente, um excerto, os alunos devem fazer-se acompanhar de um slide com os elementos identificadores da sua apresentação. Sugeriu-se, também, que os alunos possam apresentar, em substituição do slide ou como complemento da apresentação, um filme de promoção do livro.
Slides das apresentações
Durante as apresentações das leituras que fizeram, os alunos enriqueceram as suas intervenções com a partilha de um slide, construído por eles próprios, com as informações essenciais sobre o livro que apresentaram. A criatividade e originalidade são valorizadas, devendo todos os slides ter, como elementos essenciais, as seguintes informações:
- Identificação do livros;
- Excerto que irá ser lido com respetiva indicação da página donde foi transcrito;
- Identificação do/a aluno/a, autor/a a apresentação.
Para visionar podem também clicar aqui.
A Mariana Nunes construiu um filme de promoção do livro que apresentou:
*Refira-se que, neste post, apenas se faz referência às turmas em que a professora responsável por este blog lecciona. O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" é realizado noutras turmas do Agrupamento, no 2º e 3º Ciclos.
*Refira-se que, neste post, apenas se faz referência às turmas em que a professora responsável por este blog lecciona. O projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" é realizado noutras turmas do Agrupamento, no 2º e 3º Ciclos.
Comentários