segunda-feira, 29 de abril de 2013

“Na vida nem tudo são rosas”


Na 5ª proposta de escrita do 9º C e D, pedia-se que os alunos redigissem um texto para ser publicado no jornal da escola em que atualizassem e aplicassem o significado da seguinte expressão:
“Na vida nem tudo são rosas.”

Publicamos, de seguida, alguns dos textos produzidos. 



Um Novo Mundo

“Nem tudo na vida são rosas”. Este é um provérbio algo antigo, bastante utilizado e muito verdadeiro. A mensagem que este provérbio nos quer transmitir é que na vida, nem tudo é fácil. Há momentos bons e momentos maus.
Atualmente, com a crise em que vivemos, este provérbio encaixa perfeitamente. Com os sacrifícios que as pessoas têm de fazer, as suas vidas são tudo menos rosas. Mas cabe-nos a nós contrariar o provérbio e dar a volta por cima, sem nos deixarmos abater, pois tudo muda e a vida é uma constante mudança. 
Precisamos de ter fé num mundo melhor, onde os valores imperem e haja esperança numa vida mais feliz. Nós, jovens, temos de plantar as sementes que hão-de dar origem a esse novo mundo. Um mundo em que apesar dos espinhos, as rosas consigam mostrar as suas cores. Deste modo, ninguém se vai lembrar que elas continuam a ter espinhos.
Assim, vamos todos remar contra a maré, lutar pelos nossos objetivos e encarar a crise como uma fase passageira (quem sempre vai e volta). Vamos criar uma sociedade onde a amizade, o respeito e sobretudo o amor ao próximo, sejam os objetivos das nossas vidas.
Gonçalo Marques (9ºD)


A vida é complicada

Na vida nem tudo são rosas porquê?

Porque na vida nem tudo corre como queremos; na vida nem tudo é fácil mas por vezes é necessário.

Contudo existem inúmeros acontecimentos que nos fazem ver a “retrospetiva” da vida e que por vezes daria um filme daqueles dramáticos, ou de comédia!

A meu ver tudo o que queremos tem de ser feito com esforço para podermos realizar.

Mas se assim tudo fosse fácil não tinha piada, muitas vezes existem acontecimentos onde tudo nos corre mal, mas temos de pensar positivo, a verdade é que o difícil não é impossível.

“O que torna a vida ainda mais difícil do que é na realidade é pensar que ela devia ser fácil ou que alguém tem direito à facilidade. Mas a vida sem luta não é vida!”

Todos têm problemas, todos têm dificuldade e tu não és diferente"

"O que a vida te dá tiram-te, o que te tiram a vida dá, a isto chama-se o equilíbrio do universo", concluíndo para um sorrir, lágrimas de outro têm de cair, a tua vitória é a derrota de alguém e sempre que alcanças algo, não cruzes os braços pois ainda não acabou, bastou tudo o esforço, suor, lágrimas, sacrifício dor e essa foi a tua recompensa mas como tudo pode acontecer, e tu não estares á espera …ai vais pensar “na vida nem tudo são rosas.
Ana Carolina Ferreira (9ºD)


As rosas do jardim

Havia rosas do jardim, e eu gostava muito delas e pensava que também gostavam de mim, porque todos os dias (naquela altura em que um rato se levantava para ir procurar uma bolacha à gaveta) ia buscar o regador do avô Marques, enchia-o com água fresquinha e dava-lhes banho, enquanto cantava uma canção que tinha inventado para elas. E nós éramos felizes!

Mas houve um dia em que a escola começou e trouxe tantos trabalhos de casa que davam para fazer uma fogueira, onde o calor só parava no sol. As rosas devem ter ficado tristes e ciumentas. Nunca mais olharam para mim como costumavam olhar; parecia que me torciam o nariz.

Algum tempo depois, tinha amigos novos. Às vezes ia à casa deles, outras vezes iam eles à minha; só que aí é que foi a gota de água.
   Um dia cheguei perto delas e fiz uma pergunta.
   - Já não gostam de mim?
    E elas falaram.
   - Nós somos bonitas demais para sermos trocadas. Já não te queremos.
   Eu ia a dizer o quanto gostava delas, porém uma picou-me e eu comecei a chorar.
   De repente, apareceu um coleguinha lá da escola, que me ajudou com a ferida. Ficamos os melhores amigos…
   Agora, digo e repito as vezes que forem precisas, que na vida nem tudo são rosas; até porque as próprias rosas não são assim tão boas amigas quanto isso.
Laura Maçarico (9ºD)


Nunca percas o melhor de viver

Como poderão as rosas conjugarem-se na mesma frase que a palavra vida, naquela consumida expressão “Na vida nem tudo são rosas”? Suponho que as rosas são agradáveis e graciosas, contudo também têm espinhos. Serão eles uma cicatriz, uma forma de prevenção e iminentes perigos? E se assim é, então até para as rosas “na vida nem tudo são rosas”! Já consigo encontrar o contexto da palavra tudo!
Só faltava desvendar o que a estudada expressão significa: a meu ver todas as expressões e provérbios têm a mesma mensagem emocional e profunda. Tentam prepara-nos para o pior da vida, abrindo-nos os olhos para os obstáculos e perigos a que ninguém escapa durante esta longa jornada. Mas e se só vivêssemos no sol porque a sombra pode ser escura, perderíamos as noitadas inesquecíveis, ignoraríamos as noite de Natal recheadas de guloseimas e todos aqueles presentes… Oh, os presentes!
Quer isto dizer que temos de aproveitar sem receios a passagem pela Terra antes que seja tarde! Claro que existem vidas mais problemáticas e pessoas que sabem lidar melhor com os seus problemas (cujos a vida tem bastante), mas que isso não seja uma proibição para a vida deixar de ser tal e qual como as rosas: livre ao sabor do vento!
Nunca percas as alegrias da vida ou perderás o melhor de ti.

Mafalda Francisco (9ºD)


Por vezes pensamos que nada nos pode correr mal e que temos toda a sorte do mundo, mas … nem sempre é assim, pois tal como diz a expressão:  “Na vida nem tudo são rosas”.
Quando adquirimos um animal de estimação, por exemplo, achamos que é tudo muito fácil e divertido no início. Depois, com o passar do tempo, percebemos que não é bem assim, pois é uma responsabilidade que dá algum trabalho, preocupação e despesa. Se ele ficar doente, precisa mais de nós, logo, teremos de abdicar de algumas vontades próprias, para cuidar dele. É nestas alturas que algumas pessoas revelam que não têm capacidade afetiva de modo a privarem-se dos seus gostos, aceitarem os percalços da vida e adaptarem-se à situação (neste caso um animal que necessita de cuidado e atenção). 
Quando adotamos um animal devemos ter a certeza que estamos dispostos a respeitá-lo, valorizando a importância que ele pode ter na nossa vida.
Uma vez que na vida existem momentos bons e momentos menos bons, não dependerá também de nós saber como lidar com eles?
Na minha opinião, é importante percebermos que nem sempre corre tudo como nós queremos e que na vida nada acontece por acaso, por isso, devemos lutar pelos nossos objetivos.
Por fim, podemos concluir que os obstáculos não são sinónimo de desistência, mas sim de seguir em frente, provando a nós mesmos que o esforço vale a pena. 
O importante é sermos felizes!  

Maria Inês Oliveira (9ºD)






Sem comentários: