quinta-feira, 7 de março de 2013

História do teatro

A propósito do estudo do texto dramático, nas turmas do 9ºC e D, na atividade sobre a história do teatro, uma das tarefas era a elaboração de um recurso a partir da leitura de um texto do manual.

Publicamos três dos recursos produzidos:
  • Trabalho elaborado por Damiana Mateus, Lara Trindade, Leonor Ferreira e Madalena Geraldes (9ºD).
Trabalho elaborado por Ana Carolina Ferreira, Beatriz Lopes, Catarina Baptista, Laura Maçarico e Maria Inês Oliveira  (9ºD).


Trabalho elaborado por Inês Cordeiro, Madalena Castro, Margarida Pinheiro e Margarida Almeida (9ºC).

segunda-feira, 4 de março de 2013

Sobre a pobreza...


Na 4ª proposta de escrita do 8ºB, pedia-se que os alunos, partindo de um diálogo entre dois amigos que  sobre as pessoas que têm de pedir para sobreviver,  redigissem um texto de opinião sobre essa temática.

Publicamos alguns dos textos.


A pobreza nos dias de hoje já é tão comum!
Cada vez há mais pobreza e de modo como isto está a permanecer, com tanto desemprego, miséria, falta de dinheiro…
Eu acho que quem está na pobreza vai ficar ainda mais e quem é rico vai ficar mais rico, até tudo isto ficar desequilibrado!
A pobreza não é apenas ser sem abrigo, é também não conseguir pagar as suas contas, os alimentos, roupas e tudo o que é necessário para uma vida normal!
Por consequência desta instabilidade social as coisas não vão melhorar tão depressa como esperamos, e hoje em dia isto já não devia existir tanta pobreza, pois com tantos arranha-céus como é possível não haver um espaço para um sem abrigo?! Simplesmente não cabe na cabeça de ninguém, principalmente na minha!
Aquelas tribos que vivem em cabanas e alimentam-se daquilo que colhem durante o dia conseguem sobreviver e nós que temos tudo de “mão beijada”, alimentos, casa… e não conseguimos igualar isto, mas porquê?!
Eu acho que se não resolvermos esta situação o mais rapidamente possível, a pobreza vai começar a aumentar cada vez mais, e quem sabe se um dia também não iremos necessitar de alguma coisa. Portanto o melhor é começar já a resolver esta situação porque se não formos nós a melhorar quem será?!
Joana Marques (8ºB)
Pobreza
Ser pobre deve ser triste. Deve ser triste querer comer e não poder, querer dar de comer aos filhos e não ter nada para lhes dar. Deve ser triste uma pessoa querer-se vestir e não ter mais roupa para usar. Deve ser difícil viver à custa da esmola dos outros, porque, ao final do dia, de certeza que não são uns míseros tostões que dão para sustentar uma família.
Ninguém consegue comprar comida com cinco euros no bolso, muito menos consegue ter uma casa. Eu não me conseguia imaginar a viver nestas condições. Eu não seria capaz de passar um dia sem tomar banho, eu não era capaz de dormir ao relento, sem uma almofada confortável ou sem lençóis para me cobrirem.
Só de pensar como vivem aquelas pessoas que não têm condições mínimas de vida, dá-me vontade de querer ajudá-las, tentar dar-lhes uma vida estável. Para isso não era preciso dar a essas pessoas uma casa, um carro, uma vida de luxo. Porque elas só com um prato de sopa à noite e uns lençóis quentes ficavam satisfeitas.
Na minha opinião, acho que, quando as pessoas mendigam, não o fazem por ser "o costume", fazem-no porque já não têm mais a quem recorrer, e tenho a certeza que preferiam não ter de o fazer. Essas pessoas contam com a bondade dos outros para sobreviverem. Ainda têm esperança de virem a ter uma boa vida.
Inês Baltazar (8ºB)