Os nossos heróis

No 5º Teste escrito do 9º B, no Grupo IV, propôs-se que os alunos escrevessem um texto, que pudesse ser divulgado no jornal de uma biblioteca escolar, e no qual referissem as características que considerassem mais importantes num herói. Tinham de justificar a opinião e apresentar, com base na experiência de leitura, um exemplo de personagem que ilustrasse o ponto de vista. 
Publicamos alguns dos textos:

Heróis, somos todos nós
Um herói tem de ser uma pessoa com confiança. Garra e acima de tudo, adorada por todos.
A definição de herói depende de pessoa para pessoa, pois existem os heróis de ficção que salvam sempre o mundo e que só fazem boas ações, mas, para mim, não é assim.
Eu acho, que todos nós somos heróis e heroínas, porque somos capazes de nos levantar todos os dias, comunicar com quem nos rodeia, pensarmos, respirarmos e isso faz-nos heróis.
Não necessitamos de ter super poderes, conseguir voar ou trepar paredes, pois o ser humano já é maravilhoso o suficiente e não precisa disso.
O facto de quando temos uma doença ou um problema na nossa vida e se formos capaz de os ultrapassar tornamo-nos heróis e a mente humana é tão desenvolvida que, qualquer dia, todos nós vamos ter poderes como os heróis de ficção e quando esse dia chegar, eu vou la estar para ver que apesar desses poderes as pessoas vao continuar a ter problemas, a ter uma rotina e a ser heróis como sempre foram.
Portanto, para mim, heróis são todos os indivíduos da nossa sociedade.
Mas apesar de tudo se tivesse que escolher um herói, seria o Spiderman, pois foi o herói que mais me marcou na minha infância.
Joana Marques


Um herói pode ser qualquer pessoa. Todos nós temos um herói dentro de nós!
As mães são heroínas por se exporem ao risco do parto; os bombeiros são heróis por nos salvarem, tal como os médicos ou polícias; os pais, amigos, professores, todos são heróis por nos aturarem, não é verdade?
Todos os heróis da banda desenhada, dos filmes foram inspirados em humanos. Todas as qualidades também se encontram dentro de nós; o altruísmo, a coragem, a bravura, a honestidade.
Todas as características dos super-heróis são imprescindíveis para vivermos uma vida feliz, em que ajudar os outros está em primeiro lugar.
Não precisamos de ler para encontrarmos heróis, basta abrir os olhos e o nosso coração.
Às vezes, os heróis são os próprios escritores por nos conseguirem transmitir todas as qualidades e todo o esplendor que um herói pode ter. Por nos transportarem para uma nova e maravilhosa realidade onde tudo é possível.
Não posso dar um exemplo concreto de um herói que tenha lido ou que invente, pois não tenho a capacidade dos escritores!
Os meus heróis são uma qualquer pessoa que me consiga fazer sonhar, viajar para outros mundos. Tem que ajudar os outros e de ser corajoso, claro.
A conclusão é que todos somos heróis de alguma maneira.
 Maria Carolina Matos

Comentários

Mensagens populares