terça-feira, 10 de março de 2015

A origem do papel - Texto expositivo

Na 6ª Oficina de escrita do 8A e 8B, sugeriu-se que, a partir de dois textos informativos, escrevessem um texto expositivo contando a história do papel. O trabalho foi feito em sala de aula, durante 30 minutos.

Publicamos alguns dos textos:


"O papel começou a surgir na China, inventado por Ts'ai-Lun no séc I d.C (no ano 105). O papel, no início, era formado por uma pasta derivada das fibras do bambu e da amoreira.
O progresso e a aceitação do papel fez-se com lentidão e resistência, devido à sua fragilidade, contudo, a procura era muito grande e o fabrico de pergaminho ou de papiro não supria as necessidades.
Em Portugal, a produção de papel surgiu, em primeiro lugar, em Leiria (1411), depois na batalha (1514) , em Alcobaça (1537). O papel feito de pasta de madeira, que viria a ser uma autêntica revolução neste domínio, foi uma invenção portuguesa, surgindo pela primeira vez no mundo na fábrica e Vizela, fundada em 1802 por Moreira de Sá, inventada nos laboratórios da fábrica.
O processo de   fabrico,   inicialmente artesanal, começava pela recolha de matéria-prima, procedendo-se depois à sua maceração, fermentação e mistura com água. Só no séc XIX se começou a branquear o papel, usando para tal o cloro.
No fabrico do papel, a madeira é a matéria-prima mais importante (pinheiro, abeto, álamo, bétula e o eucalipto).
O segredo do fabrico foi ciosamente guardado durante sete séculos, tendo o isolamento e as dificuldades de comunicação ajudado a impedir a propagação do invento."
Jessica Oliveira (8A)

Hoje em dia, vemos o papel: uns com linhas, outros quadriculados, uns apenas lisos, mas sempre branco, limpo, ou seja, impecável, mas muitas pessoas não sabem como este é constituído e como este é feito.
Esta grande invenção foi inventada por Ts ai-Lun na China em I d.C. Houve muitos obstáculos à difusão do papel, pois este fez-se com muita lentidão, porque tinha muita fragilidade. Apesar disto, a procura do mesmo foi muito grande.
O papel é feito de pasta de papel de madeira, o que foi uma inovação Portuguesa, pois surgiu na fábrica de Vizela, que foi fundada em 1802, por Monteiro de Sá.
No fabrico do papel, o mais importante é a madeira com que esta é feita neste caso: o pinheiro, o abeto, o álamo, a bétula e o eucalipto.
Para se dar o fabrico do papel, começa-se por recolher a matéria-prima, depois à sua maceração, fermentação e misturam água, apesar de só no séc.XIX é que se começa a branquear o papel, usando o cloro.
Assim é constituído e feito o tão importante papel do nosso dia-a-dia.   
Carolina Vicente (8B)

Sem comentários: