O Consílio dos deuses - Texto expositivo

Partindo da leitura do episódio O Consílio dos deuses, pediu-se aos alunos que fizessem um texto expositivo. Tratou-se de uma atividade orientada.
Publicamos alguns dos produtos finais.


O episódio que é relatado é o consílio dos Deuses e realizou-se porque Júpiter quis anunciar que os portugueses iam chegar a Índia.
Neste consílio, há duas personagens que defendem pontos de vista diferentes, uma defende a chegada dos portugueses à Índia, e quem os defende é Vénus e a personagem que está contra é Baco que não quer que os portugueses lá cheguem, Vénus defende os portugueses porque gosta dos romanos e os portugueses são descendentes deles e vai passar a ser adorada na Índia se eles lá chegarem e Baco pelo motivo contrário que não quer que lá cheguem porque será esquecido.
Este Consílio foi importante porque definiu a história dos portugueses e a sua grande glória por terem sido os primeiros a descobrirem novas terras.
Luís Silva 9B

O consílio dos deuses realizou-se para os deuses decidirem qual o destino dos portugueses.
Baco era contra porque temia ver esquecidos os seus feitos no oriente, mas Vénus estava a favor de que os portugueses que deviam chegar a Índia visto que ela comparava os portugueses com os romanos por serem guerreiros e terem sangue lusitano.
No decorrer da conversa, Marte diz estar do lado de Vénus mas não se sabe se é por ter uma “paixoneta” por Vénus ou porque ele era o deus da guerra.
Este episódio era importante para a glorificação e engrandecimento dos portugueses porque se os deuses não ajudassem os portugueses os portugueses não iriam chegar a Índia e também não haveria Os Lusíadas para contar os feitos de Portugal. 
Rafaela Martins 9B


Comentários

catarina disse…
acho que deviam melhorar algumas coisas e corrigir tambem e falta algumas coisas
Anónimo disse…
o primeiro texto está certo
Anónimo disse…
Acho que o primeiro está melhor mas falta algumas coisas que tem melhor explicado no de baixo mas gostei bastante.

Mensagens populares