terça-feira, 13 de junho de 2017

A poesia pode salvar vidas - Atividade de motivação para o estudo do texto poético



Como é que se motivam duas turmas do oitavo ano para o estudo do texto poético?

Foi este problema que se levantou no início do ano letivo, aquando da planificação.

Ponderadas várias hipóteses, uma das quais passava por iniciar logo o estudo dos textos... Decidiu-se que tinha de haver uma atividade inicial de motivação.

Usaram-se dois recursos:
- Entrevista feita a Manuel António Pina (manual);
Reportagem sobre o projeto  "A poesia não tem grades".  
Depois de explorados, em sala de aula, os dois recursos, pediu-se aos alunos que elaborassem um comentário sobre a própria atividade de motivação. 
Porque a maioria dos alunos mostrou particular interesse, nos seus comentários*, pela reportagem, considerou-se pertinente partilhar tal facto com o coordenador do projeto "A poesia não tem grades". Usou-se o facebook para o contacto. Filipe Lopes gostou da ideia e disponibilizou-se a vir à escola falar com este grupo de alunos.
Assim, teve de se contextualizar essa situação.
E usou-se a atividade "Convidámos... À conversa com", no âmbito do projeto de leitura "Ler, lazer e aprender" para cruzar as duas situações.
Desse momento, foi feito um comentário por uma aluna que se prevê venha a ser publicado no jornal do Agrupamento. E, em sala de aula, pediu-se aos alunos que anonimamente escrevessem o que tinham sentido, apreendido e aprendido com a sessão. Pedia-se apenas uma palavra, uma expressão ou uma frase.
Depois, os textos** foram lidos e gravados, também em sala de aula. O vídeo que inicia este post reúne todo o processo. 

*Foram publicados dois dos comentários aqui.
** Os textos não são lidos pelos seus autores.

Sem comentários: