terça-feira, 31 de janeiro de 2017

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Entrevista biográfica (7ºAno)

A propósito do estudo da entrevista, pediu-se que os alunos (7E e 7F) fizessem uma entrevista biográfica, cruzando assim dois conteúdos: a entrevista e o texto biográfico.
A turma foi dividida em grupos, tendo sido o trabalho desenvolvido em sala de aula. Foram distribuídos breves referências biográficas de autores do 7º Ano. Quanto à estrutura da entrevista, além do trabalho prévia  de compreensão de  uma entrevista, foram ainda visionados recursos disponibilizados na Escola Virtual e consultado o manual.
Publicamos alguns produtos finais:


Entrevista a Florbela Espanca

 A nossa entrevistada de hoje chama-se Florbela Espanca e estamos a entrevistá-la porque tem uma história de vida muito interessante.
Florbela Espanca foi batizada como Flor Bela Lobo, e optou  por se autonomear Florbela d'Alma da Conceição Espanca. Tem uma biblioteca com o seu nome, em Matosinhos.
Érica (E): Com que se preocupa mais, quando escreve?
Florbela (F): O que me preocupa mais é o amor, a solidão, a tristeza, a saudade, a sedução, o desejo e a morte.
(E): Por que razão se tentou suicidar?
(F): Tentei suicidar-me duas vezes, mas nessas duas falharam, soube num diagnóstico que tinha um edema pulmonar...
(E):  Que vários tipos de textos escreveu?
(F): Escrevi poesia, contos, um diário e epístolas, traduzi vários romances e colaborei ao longo da minha vida em revistas e jornais de diversa índole. 
(E):  Casou-se?
(F): Casei-me em Évora, em 1913 com Alberto de Jesus Silva Moutinho. Voltei a casar-me em junho de 1921 com António Guimarães. Divorciei-me pela segunda vez e voltei a casar-me em 1925 com o médico Mário Pereira Lage.
(E): Sofreu muito pela morte do seu irmão?
(F): Sim, ele morreu num acidente de avião, em 1927, nesse acontecimento, tentei o meu 1-º suicídio.
Florbela fez uma terceira tentativa de suicídio em Matosinhos, no seu dia de aniversário, a 8 de dezembro de 1930. A causa da morte foi sobredose de barbitúricos.
EQUIPA: Érica Cruz

Entrevista Luís Sepúlveda
“O maior sucesso dedicado a um amigo”
    
Luís Sepúlveda, em 1989, publicou o livro O velho que lia romances de amor, dedicado a Chico Mendes, e este livro foi o seu maior sucesso. Nasceu a 4 de Outubro de 1949 e é um romancista, realizador, roteirista, jornalista e ativista político. Estivemos à conversa com ele.
Entrevistador (E): Em que se inspirou ao escrever o livro ”O velho que lia romances de amor”?
Luís Sepúlveda (LS): Inspirei-me num grande amigo meu, Chico Mendes, ele gostava de ler Romances e decidir fazer um para ele.
(E): Se pudesse, escrevia outro livro?
(LS): Gostaria muito de poder escrever outro livro, talvez ainda o faça.
(E): Casar-se interferiu com o seu trabalho?
(LS): Ao início perguntavam-me se ia parar de escrever livros, mas eu não parei, e o meu filho dava-me inspiração para escrever qualquer tipo de livros.
(E): Como foi traduzir um texto para português, no meio de tantos espanhóis?
(LS): Não foi muito complicado, mas dava muito trabalho e perdia–se muito tempo, mas foi uma boa experiência na minha carreira de escritor.
(E):Como foi escrever o seu livro para crianças O gato que ensinou a gaivota a voar?
(LS): Foi engraçado, tive de entrar numa personagem infantil,na personagem de uma criança e pensar como se tivesse cinco a dez anos.
Nesta entrevista, concluímos que nos seus livros este autor fala sobre viagens, contos e histórias, sonhos e esperanças.
EQUIPA: Ana Patrícia Serralha e Rita Pereira


Entrevista a Florbela Espanca

Florbela d’Alma da Conceição Espanca, nascida a 8 de Dezembro 1830 em Vila Viçosa. Faleceu em 1930 no dia do seu aniversário. É uma poetisa portuguesa, e tem uma biblioteca em seu nome. Frequentou a escola primária em Vila Viçosa.
Entrevistadoras (E) -Onde estudou a quantos anos requentou a escola?
Florbela (F) -Frequentei a escola primária durante um ano e mais tarde ingressei no Liceu Masculino André de Gouveia em Évora, onde permaneci até 1912 e entrei na Faculdade de Direito.
(E) - Depois do secundário qual foi o primeiro livro que lançou?
(F) - A primeira obra que lancei foi o “Livro de Mágoas” em 1919.
(E) - Como correram os seus relacionamentos?
(F) - Casei-me em 1913, pela primeira vez, com Alberto de Jesus Silva Moutinho em Évora.
(E) - Porque tentou o suicídio?
(F) - Tentei o suicídio porque me foi diagnosticado um edema pulmonar, não resisti e a causa da morte foi sobredose de barbitúricos.
(E) - Quando foi que lançou o seu primeiro filme?
(F) - Lancei o meu primeiro filme em 2012 com o nome “Perdidamente Florbela” com Dália Carmo, Ivo Canelas e Albano Jerónimo.
Depois desta entrevista, ficamos a saber que Florbela Espanca era uma mulher lutadora e tumultuosa, e para a sua época teve muitos estudos.
EQUIPA: Inês Arsénio, Margarida Andrade e Carolina Mateus

Em construção...



quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

"Barca bela" de Almeida Garrett - leitura coral

Seguindo uma atividade de leitura coral sugerida pela manual - Diálogos 8, Porto Editora, apresentamos o resultado final. De registar que antes da versão final, gravada e agora publicada, foram feitos vários "ensaios".
Foi uma atividade bem participada e entusiasmante! 

Leitura coral de "Barca bela" de Almeida Garrett pelo 8A .
Leitura coral de "Barca bela" de Almeida Garrett pelo 8B.